Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

'Curta' de André Marques selecionada para Les Nuit en Or

A curta-metragem ‘Luminita’, de André Marques, foi selecionada para o programa Les Nuit en Or 2015, que vai reunir realizadores de países europeus em junho, organizado pela Academia Francesa de Cinema.

'Curta' de André Marques selecionada para Les Nuit en Or
Notícias ao Minuto

19:10 - 24/05/15 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com um comunicado do realizador, a película irá participar neste programa com todos os vencedores de prémios nacionais de cinema para a curta-metragem, nomeadamente os César, Donatello, Goya, Gopo, entre outros.

O filme de André Marques - vencedor do Prémio Sophia para Cinema na categoria de curta-metragem de ficção - participa em duas secções do programa Les Nuit en Or 2015: o Panorama, constituído por todos os vencedores de prémios nacionais de cinema, que serão exibidos em Lisboa, Luxemburgo, Estocolmo, Madrid, Atenas, Roma, Bruxelas, Genebra e Paris.

A outra secção é o Tour, que permitirá a 35 realizadores apresentarem o filme, pessoalmente, em quatro cidades do Panorama - Paris, Roma, Atenas e Madrid - entre 06 e 17 de junho.

A secção Tour também permite aos realizadores conhecerem profissionais das várias indústrias cinematográficas europeias e Academias que colaboram no programa.

‘Luminita’, quarta curta-metragem de André Marques, venceu o grande prémio do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Drama, na Grécia, que decorreu no ano passado.

O filme, rodado na Roménia, narra a história de dois irmãos que se reencontram no funeral da mãe.

André Marques, nascido em Setúbal em 1984, é autor das curtas-metragens de ficção ‘João e o Cão’, ‘O Lago’, ‘Schogetten’ e ‘O avô’ e prepara atualmente a sua primeira longa-metragem de ficção, intitulada ‘O Bêbado’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório