Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Festival Rádio Faneca recupera tradição do teatro radiofónico

O Centro Cultural de Ílhavo vai estrear no próximo dia 30 o episódio único da radionovela "Mesa", uma iniciativa inserida no Festival Rádio Faneca, que promete voltar as juntar as famílias, em torno do rádio.

Festival Rádio Faneca recupera tradição do teatro radiofónico
Notícias ao Minuto

09:36 - 23/05/15 por Lusa

Cultura Ílhavo

Os ensaios para a peça, apresentada por atores amadores recrutados na comunidade, já começaram sob a direção de Graeme Pulleyn, um encenador inglês radicado em Portugal que confessa ter uma grande paixão pelo teatro radiofónico.

"Em Inglaterra ainda é uma coisa que acontece. Há um canal da BBC que tem entre outras coisas rádio novelas, ficção, coisa que aqui em Portugal há relativamente pouco", diz Graeme Pulleyn.

O encenador, que pela primeira vez dirige uma radionovela, assume que o grande desafio deste projeto é criar imagens na mente dos ouvintes.

"No palco estamos a ouvir e a ver as coisas ao mesmo tempo. Agora, estamos a ouvir e estamos a ver apenas na nossa imaginação. O nosso trabalho é pintar estas imagens e escrever estas palavras no ar para que as pessoas possam imaginar e ver como se fossem reais", explicou Graeme Pulleyn.

O dramaturgo Fernando Giestas, que escreveu a peça, também realça o papel que a voz tem no teatro radiofónico, adiantando que "há um maior foco sobre a palavra".

"Aqui tenho que imaginar uma imagem que não existe. As pessoas não vão ver o ator a levantar-se e a caminhar em direção a outro ou até, por exemplo, quem é que está a falar", disse.

A peça desenvolve-se em torno de uma mesa, um lugar "muito teatral", na opinião de Fernando Giestas, onde "a palavra sai mais facilmente, porque estamos a saciar a fome a beber uns copitos".

A interpretar o papel de mesa estará Júlia Cavaz, de 49 anos, uma gestora de 'call center', que recomeçou a fazer teatro amador há cerca de dois anos.

"Esta é uma mesa já antiga. Já por lá passaram muitas pessoas. Já viu muita coisa. E, de facto, está cansada de a usarem de uma maneira não tão meiga quanto deviam fazer ou empurrando-a ou pondo-a a um canto", conta a atriz.

O elenco da peça é composto por nove atores amadores recrutados na comunidade que não vão ser vistos pelo público e que, por isso, não vão precisar de memorizar o texto, o que promete facilitar a tarefa.

No entanto, Júlio Coelho, outro dos atores, alerta que isso "pode tornar-se uma dificuldade", porque podem esquecer-se de representar.

"Penso que vão ser mais facilidades que se poderão tornar ou não dificuldades, que é o facto de podermos ter o auxílio de ter o texto connosco e não o decorar", disse este professor de educação física, de 44 anos.

Este momento de teatro radiofónico estreia em 103.9FM e no Jardim Henriqueta Maia no dia 30, pelas 20:30, altura em que os convidados da Casa Aberta, outra iniciativa do festival, estarão a jantar nas casas e becos do centro histórico de Ílhavo.

Através da mesma frequência radiofónica vai ser ainda possível ouvir as músicas e dedicatórias dos ouvintes, além das notícias do quotidiano dos habitantes do centro histórico de Ílhavo.

O programa do Festival Radio Faneca, que se realiza de 29 a 31 de maio, inclui exposições, concertos, performances e brincadeiras, em ruas, becos, travessas, jardins ou vielas, transformados em palcos inusitados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório