Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Viseu vai ter nono 'Café Memória' do país

A cidade de Viseu vai acolher, a partir de sábado, o projeto 'Café Memória', que tem como objetivo ajudar pessoas com problemas de memória ou demência, os seus familiares e amigos.

Viseu vai ter nono 'Café Memória' do país
Notícias ao Minuto

17:30 - 19/05/15 por Lusa

Cultura Projeto

Este será o nono 'Café Memória' de Portugal, no âmbito de um protocolo hoje assinado. O espaço funcionará um sábado de manhã por mês, na biblioteca municipal.

O projeto, promovido pela Alzheimer Portugal e pela Sonae Sierra, tem como parceiros locais a Câmara e as suas Obras Sociais, a Escola Superior de Educação e a Novartis Farma.

A presidente da delegação da região Centro da Associação Alzheimer Portugal, Isabel Gonçalves, explicou que estes encontros servem para troca de experiências entre as pessoas com demência ou problemas de memória e seus cuidadores.

Cada sessão tem duas horas, sendo que, à chegada, cada participante é acolhido individualmente. Depois de uma hora de atividades lúdicas (que podem ser substituídas por conversas com especialistas), há um momento final para tomar café e conversar.

A diretora de sustentabilidade e comunicação da Sonae Sierra, Elsa Monteiro, admitiu que, há cerca de três anos, quando decidiram avançar com o projeto em Portugal, não havia a certeza de que seria viável e que teria a adesão das pessoas.

"A realidade tem excedido as nossas melhores expectativas", frisou, contando que tem havido muitos parceiros a acreditar no projeto.

José Correia, das Obras Sociais de Viseu, disse que, quando foi feito o apelo para a inscrição de voluntários, apareceram imediatamente 25 pessoas a manifestar disponibilidade.

O vice-presidente da Câmara de Viseu, Joaquim Seixas, admitiu que a necessidade de um projeto deste género já era sentida no concelho "há algum tempo".

"Só quem não conhece aquilo por que passa o familiar e o doente de Alzheimer é que pode ter alguma dificuldade em perceber a importância" do projeto, frisou.

Joaquim Seixas garantiu que a autarquia não se quer ficar só pelo "Café Memória", estando disponível para investir numa investigação sobre esta problemática ou até participar numa experiência-piloto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório