Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Beja recria período romano com festival no fim de semana

Recriações históricas, mercado romano, espetáculos e cortejos vão marcar o 2.º Festival Beja Romana, que abre na sexta-feira para a cidade "regressar" ao passado e reviver um "período áureo de extrema importância" para a sua afirmação.

Beja recria período romano com festival no fim de semana
Notícias ao Minuto

13:42 - 12/05/15 por Lusa

Cultura Eventos

Beja, 12 mai - Recriações históricas, mercado romano, espetáculos e cortejos vão marcar o 2.º Festival Beja Romana, que abre na sexta-feira para a cidade "regressar" ao passado e reviver um "período áureo de extrema importância" para a sua afirmação.

O festival, que vai decorrer até domingo, na Praça da República, pretende destacar e recriar o "áureo" período Romano, que foi "de extrema importância para a afirmação da cidade", explica a Câmara de Beja, a promotora, que hoje divulgou o programa.

Desta forma, refere a autarquia, o festival pretende "promover o reencontro de Beja com a sua identidade cultural" e "criar dinâmicas próprias no centro histórico" da cidade com a participação e o envolvimento do movimento associativo e de escolas do concelho.

O festival arranca na sexta-feira, às 10:30, com o cortejo de abertura, que irá partir da Escola D. Manuel I e contará com cavalos, arruada de grupos musicais, malabarismos e pastores com bombos e flautas e a participação do executivo da câmara.

O certame inclui mais quatro cortejos semelhantes, que vão partir da Praça da República, o "epicentro" do festival, para animar o centro histórico da cidade, uma na sexta-feira, às 17:30, dois no sábado, às 11:00 e às 17:30, e outro no domingo, às 16:30.

Segundo a Câmara de Beja, os interessados em participar nos cortejos e "reviver" o "período áureo" da cidade poderão requisitar um dos muitos fatos da época que a autarquia coloca à disposição da população.

O mercado romano, um dos principais atrativos, vai funcionar durante os três dias do festival, das 10:30 às 00:00, na Praça da República, para comércio de produtos alimentares e artesanato utilizados na época.

A leitura do edital pelo edil e patrulhamento, a visita do imperador Augusto e da sua comitiva à cidade e oferendas à deusa Pax e às suas irmãs e cânticos às Deusas e uma romaria em sua honra são as recriações históricas previstas para o final de tarde de sexta-feira.

A exibição do filme Pompeia, às 21:30, no Teatro Municipal Pax Julia, representação de cena de adultério "in fragante", às 22:00, ritual ao Deus Febo e espetáculo de malabares de fogo, a partir das 22:30, são as ofertas para a noite de sexta-feira.

No sábado, o festival, além de improvisos musicais e recriações históricas, como uma venda de escravos, inclui, à noite, a recriação "Circus Maximus - Minera Gladiadora", ou seja, uma luta de gladiadores, e dois espetáculos, um de músicas do império, com saltimbancos e acrobatas, e outro de malabares de fogo.

No domingo, à tarde, o festival volta a oferecer vários improvisos musicais e recriações históricas, como um treino de legionário em jogos de destreza na arena, uma demonstração de falcoaria e um julgamento e castigo público de nativos revoltosos.

O festival inclui também a Festa das Maias, visitas guiadas pelos vestígios da presença romana em Beja, jogos de orientação para descoberta de património, passeios de burro e vivências de jogos, usos e costumes da Pax Julia, designação da cidade no período romano.

O Beja Romana termina com a recriação "Circus Maximus", que vai decorrer a partir das 21:00 e inclui rituais aos deuses Manes e a entrega da liberdade ao gladiador vencedor.

LL // MLM

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório