Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pescadores lançam livro para incentivar crianças a comer peixe

O ‘Luisinho’, a ‘Pica’, o ‘Boínhas’ e o ‘Farol Sabichão’ são as personagens do livro que uma cooperativa de pescadores de Viana do Castelo vai distribuir por escolas do Minho para incentivar as crianças a consumir peixe.

Pescadores lançam livro para incentivar crianças a comer peixe
Notícias ao Minuto

11:00 - 05/05/15 por Lusa

Cultura Viana do Castelo

"A ideia do livro surgiu pelo facto do consumo de peixe pelas crianças ser cada vez menor. Por sua vez, os pais têm algum receio em dar peixe aos filhos com medo das espinhas. O nosso país tem o melhor peixe do mundo e esta foi a forma que encontramos para chegar a pais e filhos", explicou hoje à agência Lusa o responsável da VianaPesca, Francisco Portela Rosa.

O lançamento do livro 'O Mar e a Pesca' e a criação de um sítio na internet intitulado 'Os amigos da Pesca' integram um projeto financiado por fundos comunitários.

A iniciativa, orçada em 260 mil euros, e financiada pelo Programa Operacional da Pesca (PROMAR) ao abrigo do Grupo de Acão Costeira do Litoral Norte (GAC) que no Alto Minho integra os municípios de Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

O livro está "praticamente pronto" e deverá chegar às escolas daqueles quatro concelhos "durante o verão" para que "no início do próximo ano letivo, as crianças e os próprios pais comecem a ser sensibilizadas para a importância do consumo de peixe e de conservas".

Francisco Portela Rosa adiantou que serão distribuídos cerca de 500 exemplares pelas escolas de cada um dos quatro concelhos.

A figura principal história é o 'Farol Sabichão' que "sabe tudo sobre o mar, as espécies piscícolas, as artes de pescas, entre muitos outros temas" e que, "tira todas dúvidas aos amiguinhos, o 'Luisinho', a 'Pica' (gaivota), e o 'Boínhas' (cão)".

Durante o verão deverá começar também a funcionar o sítio na internet, intitulado "Os amigos da Pesca", que "vai conter todo tipo de informações sobre as espécies mais predominantes na nossa região e disponibilizar jogos didáticos, sobre a temática, que poderão depois ser jogados entre as várias escolas envolvidas no projeto".

O portal disponibilizará ainda diversas receitas para que "sejam as crianças a incentivar os pais a comprar determinados peixes e a convencer as cantinas escolares a incluírem pratos feitos a partir das conservas".

A VianaPesca, com mais de 560 empresas de pesca associadas, comercializa, desde 2013, pescado em conserva, projeto igualmente apoiado pelo GAC do Alto Minho

No mercado, coloca anualmente entre 35 a 40 mil latas de conservas de 20 produtos diferentes, dos quais 17 com espécies capturadas pelos pescadores e armadores da cooperativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório