Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

'Encontros de Cinema' lançam festival nacional para as escolas

Mais de uma centena de escolas de todo o país concorreram, com 157 filmes, à primeira edição do ‘Ação01’, um festival de vídeo escolar que vai decorrer em maio, no âmbito dos ‘Encontros de Cinema’ de Viana do Castelo.

'Encontros de Cinema' lançam festival nacional para as escolas
Notícias ao Minuto

18:38 - 28/04/15 por Lusa

Cultura Iniciativa

"Acaba por ser um festival dentro de outro festival e é a grande novidade da XV edição dos ‘Encontros de Cinema’ de Viana do Castelo. Era algo que faltava à cidade e ao país", afirmou Rui Ramos, da AO Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual, organizadora do evento.

O responsável, que falava hoje em conferência de imprensa, para apresentação da 15.ª edição dos ‘Encontros de Cinema’, entre 04 e 10 de maio, adiantou que a ideia de lançar "um festival para os mais pequenos surgir da necessidade de colmatar uma lacuna".

"Constatamos que a nível nacional não existia um espaço que desse visibilidade a estes filmes que são feitos em contexto de escola, e também não havia um espaço de debate sobre esses trabalhos. Achámos que havia esta necessidade, de apresentação pública nacional, e fizemos esta proposta a todas as escolas. Tivemos resultados surpreendentes", explicou Rui Ramos.

O ‘Ação 01’ é um festival destinado filmes feitos em contexto escolar e abrange todos os níveis de ensino, desde o primeiro ciclo do ensino básico até ao secundário e ao profissional.

O festival vai decorrer dias 05 e 06 de maio com a exibição de 23 filmes selecionados e, segundo Rui Ramos, o Teatro Municipal Sá de Miranda, com cerca de 400 lugares, "não vai ter capacidade para as cerca de 1.200 pessoas interessadas em assistir á primeira edição do festival ‘Ação01’.

A secção competitiva dos ‘Encontro de Cinema’, intitulada ‘Primeiro Olhar’, é outro dos destaques da 15.ª edição do evento.

Trata-se de uma secção destinada a promover o documentarismo realizado por alunos das escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou ainda por participantes em cursos de formação nessa área.

Na 12ª edição pretende premiar filmes de alunos de escolas de Cinema e Audiovisuais de Portugal, Galiza, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e restantes países de língua portuguesa.

Foram selecionados para o concurso 19 documentários oriundos de Portugal e do Brasil, que serão exibidos no Teatro Municipal Sá de Miranda, integrados na secção ‘Olhares Frontais’.

Os ‘Encontros de Cinema’ de Viana, cuja organização conta com o apoio da Câmara Municipal local, incluem a quarta edição da Conferência Internacional de Cinema de Viana, que visa discutir várias temáticas.

As secções destinadas às escolas do concelho, ‘Filmes Falados’, ‘Histórias na Praça’, ‘O filme da minha vida’ são outros dos destaques desta 15.ª edição do festival de cinema de Viana do Castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório