Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Prémio Aquilino Ribeiro foi hoje lançado em Viseu

Várias instituições e autarquias lançaram hoje, em Viseu, o Prémio Aquilino Ribeiro, que este ano se destina a obras inéditas ensaísticas sobre o universo do escritor que sejam editáveis em livro.

Prémio Aquilino Ribeiro foi hoje lançado em Viseu
Notícias ao Minuto

18:10 - 28/04/15 por Lusa

Cultura Livros

O prémio é uma iniciativa do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro (CEAR), do Museu Grão Vasco e da Fundação Aquilino Ribeiro e conta com o apoio das Câmaras de Lamego, Moimenta da Beira, Oeiras, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva e o patrocínio da Câmara de Viseu.

O presidente do CEAR, João Inês Vaz, explicou que a ideia inicial era a de que o prémio fosse bienal ou trienal, mas que as Câmaras envolvidas pretendem que se realize todos os anos.

"É uma discussão que ainda iremos ter", referiu, em conferência de imprensa, mostrando-se satisfeito pela importância que as Câmaras dos "territórios aquilinianos" estão a dar ao prémio.

Este ano, o prémio será no valor de dez mil euros e destinado a obras literárias inéditas, mas a ideia é que o tipo de trabalhos seja diferente a cada edição.

João Inês Vaz exemplificou que, por exemplo, poderá ser uma obra artística, uma obra editada nos últimos anos ou até um prémio de personalidade.

"É um prémio que se pretende que não seja fixo numa modalidade e que tenha maleabilidade", que, ano a ano, será definida pelas instituições envolvidas.

Os trabalhos devem ser enviados para o CEAR até 30 de setembro. O vencedor será conhecido em dezembro.

Inês Vaz lembrou que, em 2000, a direção do CEAR promoveu o Prémio Nacional Aquilino Ribeiro, patrocinado pela Câmara de Oeiras e pelo Governo Civil de Viseu.

"De então para cá, nunca mais se voltou a reeditar tal prémio", contou.

A atual direção decidiu retomá-lo, tendo candidatado o prémio ao primeiro concurso municipal de apoio à cultura e à criatividade do concelho de Viseu, intitulado Viseu Terceiro, do qual recebeu um financiamento de 13.322 euros.

A vereadora da Câmara de Viseu Odete Paiva explicou que, ao não financiar os projetos na totalidade, o concurso Viseu Terceiro pretende, precisamente, criar redes e parcerias como aquela que surgiu para o Prémio Aquilino Ribeiro.

"Provavelmente, se tivéssemos apoiado o prémio na totalidade, a corresponsabilização seria menor", considerou.

Nascido a 13 de setembro de 1885, em Carregal, no concelho de Sernancelhe, Aquilino Ribeiro é autor de obras como ‘Quando os lobos uivam’, ‘Terras do Demo’, ‘A casa grande de Romarigães’ e ‘O Malhadinhas’. Em 2007, o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório