Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ovibeja vai homenagear cante alentejano

A edição deste ano da maior feira agropecuária do sul do país, a Ovibeja, abre na quarta-feira com lotação esgotada e vai homenagear o cante alentejano e promover "o maior encontro de sempre" de grupos corais.

Ovibeja vai homenagear cante alentejano
Notícias ao Minuto

09:20 - 27/04/15 por Lusa

Cultura Quarta-feira

A 32.ª Ovibeja vai decorrer até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com "mais de mil expositores e lotação esgotada" para mostrar "todo o Alentejo deste mundo", disse hoje à agência Lusa Castro e Brito, o presidente da associação ACOS - Agricultores do Sul, a organizadora do certame.

Segundo o responsável, o cante alentejano, que "sempre se cantou na Ovibeja", é "um dos temas centrais" da feira deste ano, que o vai homenagear para "festejar" a classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

"Homenagear o cante alentejano é homenagear a identidade cultural do Alentejo", disse, referindo que, para tal, a feira vai ter um espaço dedicado ao cante e promover várias iniciativas, como o Encontro do Cante Alentejano.

Segundo a ACOS, o encontro, que será "o maior de sempre de grupos corais alentejanos", "um hino ao Alentejo" e o "ponto alto da homenagem", vai reunir, no sábado, a partir das 16:00, no Pavilhão Multiusos, "mais de dois mil cantadores, de 105 grupos corais", os quais irão cantar em conjunto cinco modas alentejanas.

Mais de 600 dos cantadores são provenientes da zona da grande Lisboa e vão chegar a Beja no "Comboio do Cante", que será exclusivamente fretado pela CP e pela ACOS para o efeito e irá partir da estação Lisboa Oriente às 07:50 e chegar a Beja às 11:00.

No espaço dedicado ao "canto da terra", o Pavilhão do Cante Alentejano, vai estar patente a exposição temática "O nosso cante" e vão decorrer tertúlias, mostras de documentários, atuações de grupos corais e provas de vinho.

A feira também vai promover na quarta-feira a iniciativa "Cante nas Escolas", para apresentar projetos e atuações de jovens dos agrupamentos que promovem o ensino do cante alentejano.

A Ovibeja volta a apostar na exposição "Terra Fértil", para mostrar projetos, produtos e serviços agrícolas inovadores e potenciar agronegócios, e no Campo da Feira, para demonstração de culturas, equipamentos e tecnologias de regadio.

A feira será também palco de vários colóquios sobre assuntos do mundo agrícola e destino incontornável de uma "romaria" de políticos, entre governantes e líderes partidários.

Segundo Castro e Brito, para a sessão de inauguração da Ovibeja, na quarta-feira, às 11:30, é esperada a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Expositores de empresas e instituições, comércio de produtos, gastronomia, provas de azeites e entrega dos prémios do 5.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio Ovibeja, a 20.ª Mostra de Aves, a 19.ª Grandiosa Corrida de Touros, exposições, concursos e leilões de gado e provas desportivas são outras ofertas da feira.

Quanto ao cartaz de espetáculos para animar as "ovinoites", os destaques vão para os concertos de Mickael Carreira (quarta-feira), Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (quinta-feira), Richie Campbell (sexta-feira) e Anselmo Ralph (sábado).

As "ovinoites" vão prolongar-se madrugada fora com as sessões dos dj Rui Estevão (quarta-feira), Miguel Quintão (quinta-feira) e The Fox (sábado) e a festa "RTP Vídeo Hits" (sexta-feira).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório