Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Jovem dá concertos com 15 sinos em torre de igreja em Braga

Aos 26 anos, Hélder Pinto não é o homem dos sete instrumentos, mas antes o homem dos 15 sinos, 'ao leme' dos quais dá autênticos concertos, do alto da torre da igreja de Arentim, em Braga.

Jovem dá concertos com 15 sinos em torre de igreja em Braga
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/04/15 por Lusa

Cultura Hélder Pinto

Começou aos 13 anos a 'explorar' os sinos daquela igreja e rapidamente se transformou no "tocador oficial" da paróquia, para missas, casamentos, batizados ou funerais, mas também para presentear e surpreender plateias com o "Parabéns a você", o "Hino da alegria" ou o "Malhão, malhão".

"Tenho um reportório que dá, à vontade, para um concerto de uma hora", refere, em declarações à Lusa.

No alto da torre da igreja de Arentim, Hélder confessa sentir-se "um verdadeiro artista".

Senta-se num banco e, com os pés e as mãos, através de uma engenhosa teia de arame, manobra 15 sinos, deles arrancando os sons dos cânticos e modinhas populares.

Diz que gosta de "puxar" pelos sinos e transmitir estados de alma, de pô-los ao "serviço da fé" ou de, simplesmente, "animar a malta". Servir a paróquia é um dos seus maiores gostos.

"Os sinos, quando tocados à mão, falam por nós", comenta.

Hélder está apostado em contrariar a ideia de tocar sinos à mão é "coisa de velhos". Admite que o toque manual poderá ter os dias contados, porque "os jovens não estão virados" para esta atividade, mas mostra-se disposto a combater essa tendência.

"Enquanto Deus me der força nos braços e nas pernas, podem contar comigo", assegura.

Hélder empenha-se em acrescentar novos temas ao seu reportório, até porque as solicitações são cada vez mais e, lembra, "o verdadeiro artista é o artista que consegue surpreender o seu público".

Além de sineiro e sacristão de Arentim, é o ensaiador do grupo coral da paróquia, que acompanha ao órgão, instrumento que começou a tocar há três anos.

Mas são os sinos a verdadeira paixão de Hélder Pinto, que com eles participou, há dias, no 1.º Festival de Cultura e Ambiente promovido pela União de Freguesias de Arentim e Cunha.

"Eu lá no cimo da torre da igreja, sentado no meu banquinho, e o público lá em baixo, no adro, a aplaudir. Foi uma sensação assim tão, tão boa", exclama, com simplicidade, pondo de imediato os sinos a repicar o "Hino da alegria".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório