Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Torres Novas recua ao ano de 1190 de 04 a 07 de junho

A Feira Medieval de Torres Novas, que se realiza de 04 a 07 de junho, vai ter este ano por tema "A Carta do Povoador", numa invocação do foral atribuído por D. Sancho I à vila em 1190.

Torres Novas recua ao ano de 1190 de 04 a 07 de junho
Notícias ao Minuto

11:52 - 21/04/15 por Lusa

Cultura Feira

"Ao longo de quatro dias repletos de história e de animação, o centro histórico torrejano volta a engalanar-se" para, pelo sexto ano consecutivo, "o quotidiano da cidade dar lugar à recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas, num ambiente de festa, de cor e de sons da época", informa uma nota do município.

A recriação, que se insere nas comemorações dos 30 anos da elevação de Torres Novas a cidade, retrata o ambiente que se viveu no verão de 1190, quando o exército mouro atacou a povoação, saqueando e destruindo, mas sem conseguir ocupar o castelo, tomado pelas tropas do príncipe D. Afonso, filho de D. Sancho e futuro terceiro rei de Portugal.

Tornada vila e promovida a sua reconstrução e repovoamento, D. Sancho concedeu o primeiro foral a Torres Novas, "instituindo um direito público reconhecido por conquistadores e populações e concedendo às organizações concelhias poderes delegados", com D. Mendo Extrema a ser nomeado primeiro alcaide-mor do castelo e das terras do Almonda.

"É este o cenário que a edição de 2015 das Memórias da História recria", com cenários e personagens, performances musicais e teatrais, desde a Praça 5 de Outubro até ao castelo, abrangendo o largo do Salvador e o terreiro de Santa Maria e alargando-se este ano a animação de rua e novas áreas temáticas a outros espaços da cidade, sublinha o município.

"Percorrer a mouraria, universo de cores e de cheiros ímpares, experienciar a vida quotidiana de uma família da Idade Média, empunhar espadas na praça d'armas, entrar no submundo dos mendigos, doentes e prostitutas no postigo da traição, ou provar iguarias medievais numa das muitas bodegas da feira são apenas algumas das vivências que este evento tem para oferecer", adianta.

O município destaca o envolvimento da comunidade, em particular das escolas, e a "forte componente de voluntariado", bem como a disponibilização de um serviço gratuito de alertas por SMS, que permite aos visitantes registados receberem informações regulares sobre as atividades a decorrer ao longo dos quatro dias da feira (http://infosms.cm-torresnovas.pt/).

Os ingressos começam a ser vendidos na próxima segunda-feira (3 euros para os quatro dias), subindo o preço a partir de 01 de junho, adianta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório