Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bruno Simões Castanheira vence o Prémio Estação Imagem Viana

O fotojornalista Bruno Simões Castanheira conquistou hoje o principal galardão do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Viana do Castelo, com uma reportagem intitulada "A troika foi embora, mas a austeridade ficou".

Bruno Simões Castanheira vence o Prémio Estação Imagem Viana
Notícias ao Minuto

12:45 - 18/04/15 por Lusa

Cultura Fotojornalismo

Bruno Simões Castanheira nasceu em Lisboa, em 1979. Documenta e publica como fotógrafo desde 2003.

O trabalho vencedor retrata a situação em que o país se encontra desde 17 de maio de 2014, data em que Portugal abandonou o programa de resgate solicitado à 'troika'.

"O programa de consolidação orçamental que pretendia resolver os problemas do país, falhou. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, mais de 25% da população encontra-se em privação material, e uma em cada três crianças é pobre. A austeridade veio para ficar", explicou o fotojornalista na apresentação do trabalho que integra um total de dez fotografias.

O Prémio Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, passou este ano a ter como parceiro a Câmara de Viana do Castelo.

Os vencedores do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem | Viana do Castelo 2015, que integra, além do galardão principal, oito categorias temáticas, foram hoje divulgados, numa cerimónia em Viana do Castelo.

A iniciativa, na 6.ª edição, "nasceu" e decorreu, ao longo de cinco anos, em Mora, cujo município era o parceiro da associação Estação Imagem.

Com a mudança para Viana do Castelo, o Estação Imagem passou a incluir o Prémio Noroeste Peninsular, este ano com o tema "Construção Naval", (1.500 euros).

Nesta categoria venceu a reportagem "Batalha Naval" de António Pedro Santos.

No que toca às categorias temáticas, André Gouveia venceu na de "Notícias", com o trabalho "O Padre".

O galardão, entregue pelo vice diretor de Informação da Agência Lusa, Ricardo Jorge Pinto, retrata a polémica em torno da substituição do Padre Roberto da Igreja de Canelas, em Vila Nova de Gaia.

Rui Duarte Silva com "Galgos, Corridas e Perseguições" e João Miguel Gomes da Silva com o trabalho "Paralelos" foram os 1º e 2º classificados, respetivamente em "Assuntos Contemporâneos".

Em Vida Quotidiana, o júri premiou duas reportagens. "Sozinhos a cidade" de Rui Duarte Silva, que conquistou o primeiro prémio, e Rui M. Oliveira, em segundo, com a reportagem "Luta contra a Fome".

Na categoria "Arte e Espetáculos" o primeiro prémio foi atribuído ao fotojornalista Paulo Pimenta pelo trabalho "Rasgado", e a Francisco Salgueiro, o segundo, pela reportagem "O maior espetáculo do mundo".

Em série de retratos, o júri distinguiu com o primeiro prémio Natália Szemis por "Imaginarium" e com o segundo lugar "Todos diferentes, todos iguais", de António Pedro Santos.

Para a categoria de Ambiente: Eduardo Leal ("Árvores de Plástico") e Douglas Rogerson ("Animação Suspensa"), ficaram nos 1.º e 2.º lugares, respetivamente.

O 1.º classificado em Desporto foi Daniel Rodrigues pela reportagem ("Fé, Futebol e Bola Prá frente"), tendo o 2.º lugar sido atribuído a Gonçalo Delgado ("Evolução multifacetada do ser humano").

Além de todas estas reportagens, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem-Viana do Castelo 2015 a António Pedro Santos que vai desenvolver o projeto fotográfico "A tradição ainda é o que era", sobre a ourivesaria tradicional portuguesa.

Este ano, o júri do concurso foi presidido pela alemã Maria Mann, editora da European Pressphoto Agency (EPA), e uma das fotojornalistas mais reconhecidas a nível mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório