Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil para celebrar leitura

Em honra do autor dinamarquês Hans Christian Andersen e em defesa da importância da leitura, hoje celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional do Livro Infantil.

Assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil para celebrar leitura
Notícias ao Minuto

08:16 - 02/04/15 por Lusa

Cultura Hoje

A ideia de que as histórias para crianças têm todas algo em comum, mesmo que sejam narradas em línguas e culturas diferentes, domina este ano a mensagem oficial da efeméride, celebrada pela primeira vez a 02 de abril de 1967.

Todos os anos, o Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) divulga uma mensagem associada ao Dia Internacional do Livro Infantil, sendo a deste ano assinada pela escritora Marwa Al Agroubi, dos Emirados Árabes Unidos.

"Falamos várias línguas e trazemos diferentes experiências. E, no entanto, partilhamos as mesmas histórias", sejam internacionais, sejam tradicionais. "É sempre a mesma história que nos contam, em diferentes vozes, em diferentes cores, e contudo ela não muda... Princípio, meio e fim", escreveu a autora.

O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado sempre a 02 de abril, coincidindo com o aniversário do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Uma das referências da literatura para crianças e jovens, Hans Christian Andersen, que morreu em 1875, é autor de clássicos como "A pequena sereia", "A vendedora de fósforos" e "A princesa e a ervilha".

Hans Christian Andersen dá ainda hoje o nome a um dos mais importantes prémios literários nesta área, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório