Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cantoras portuguesas num dos maiores festivais de jazz suíços

As cantoras Ana Moura, Mayra Andrade e Dom La Nena vão atuar nos palcos da 33.ª edição do Cully Jazz Festival, um dos maiores festivais de jazz na Suíça, que se realiza de 10 a 18 de abril, anunciou a organização.

Cantoras portuguesas num dos maiores festivais de jazz suíços
Notícias ao Minuto

22:00 - 01/04/15 por Lusa

Cultura Música

A portuguesa Ana Moura, a cabo-verdiana Mayra Andrade e a brasileira Dom La Nena, apresentadas como três "grandes" vozes lusófonas, vão apresentar os seus universos e dar a conhecer a diversidade da lusofonia, no âmbito do festival IN, do Cully Jazz.

"Foram escolhidas pela qualidade da música, cada uma com o seu estilo, mas também porque as três estrearam um novo disco", disse à agência Lusa o programador do festival, Jean-Yves Cavin.

Representada todos os anos nos palcos do Cully Jazz Festival, a cultura lusófona é importante para o festival, tendo em conta o número de pessoas de origem portuguesa e de países de língua portuguesa, existentes na região de Cully, o cantão de Vaud, de acordo com programador.

"Mesmo não sendo especialistas [em cultura lusófona], apreciamos os seus contornos e estamos felizes por descobrir regularmente os seus embaixadores", disse Jean-Yves Cavin à agência Lusa.

No passado, o festival acolheu famosos artistas de língua portuguesa, como os brasileiros Gilberto Gil e Lenine. Mais recentemente, a compositora angolana Aline Frazão e a cantora portuguesa Luísa Sobral.

"Elas atuaram pela primeira vez no festival [em 2014 e 2013, respetivamente], e ficámos surpreendidos e felizes com a excelente receção do público, quer a nível da assistência [público presente], quer a nível do entusiasmo", ressaltou.

A "filha rebelde" do fado, Ana Moura, em digressão com o seu álbum "Desfado", vai atuar dia 11 de abril, no âmbito da noite "Colores" ("Cores"), do festival, ao lado da cubana Yilian Canizares.

No dia 12 de abril, atua a cantora poliglota Mayra Andrade, que combina as raízes musicais cabo-verdianas, do funaná ao batuque, com influências como a 'pop' britânica e a canção francesa, no seu quarto álbum, "Lovely Difficult".

Convidada pela segunda vez para o festival, a brasileira Dom La Nena apresenta "Soyo", o seu segundo disco, em concerto, numa sonoridade que conjuga música folk e bossa-nova.

A cantora, que trabalhou com Marcelo Camelo de Los hermanos, é conhecida por explorar um universo musical poético e intimista, que promete para as duas atuações previstas para o dia 16 de abril.

Na edição de 2014, o Cully Jazz Festival somou 65 mil entradas, o que representou o melhor resultado de sempre do certame. O orçamento total da edição de 2014 ultrapassou os dois milhões de euros, segundo a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório