Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Prémios Sophia 2015 distinguem cinema português na quinta-feira

A Academia Portuguesa de Cinema celebra, na quinta-feira, o mais recente cinema nacional com os prémios Sophia 2015, a serem disputados por "Os gatos não têm vertigens", "Os Maias" e "O grande Kilapy", os filmes mais nomeados.

Prémios Sophia 2015 distinguem cinema português na quinta-feira
Notícias ao Minuto

18:34 - 01/04/15 por Lusa

Cultura Academia

A cerimónia dos prémios acontece no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com transmissão em direto pela RTP2. Com apresentação de Cláudia Semedo, o tema da cerimónia é a presença das mulheres no cinema.

"Os gatos não têm vertigens", de António-Pedro Vasconcelos, conta com 15 nomeações, abrangendo praticamente todas as áreas: realização, representação feminina e masculina, direção de fotografia ou argumento original.

"Os Maias -- Cenas da vida romântica", de João Botelho, o filme português mais visto de 2014, soma 13 nomeações, também nas principais categorias. Com doze nomeações surge "O grande Kilapy", do realizador angolano Zezé Gamboa.

Para melhor filme estão nomeados "A vida invisível", de Vítor Gonçalves, "O grande Kilapy", "Os gatos não têm vertigens" e "Os Maias". Todos os realizadores estão nomeados na categoria de melhor realização.

Maria João Pinho tem uma dupla nomeação: para melhor atriz principal, em "A vida invisível", ao lado de Filipe Duarte, que também está nomeado para melhor ator, e para melhor atriz secundária, em "Os Maias".

Para melhor documentário foram selecionados "Guerra ou paz", de Rui Simões, "Fado Camané", de Bruno de Almeida", "E agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto, e "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut.

Ao prémio Sophia de melhor curta-metragem de animação concorrem "20 Desenhos e Um Abraço", de José Miguel Ribeiro, "Canto dos 4 Caminhos", de Nuno Amorim, "Foi o Fio", de Patrícia Figueiredo, e "Fuligem", de David Doutel e Vasco Sá.

A academia criou este ano o prémio Sophia Estudante, estando nomeados "Osmose", de Rui Silva, David Ferreira, João Santos, Margarida Pereira e Pedro Baginha, "Ruas Paralelas", de Ana Almeida e Miguel Saraiva, e "Bestas", de Rui Neto e Joana Nicolau.

A atriz Eunice Muñoz e o ator e encenador Luís Miguel Cintra vão ser distinguidos com o Prémio Carreira.

Os prémios Sophia foram lançados em 2012, para distinguir os profissionais do cinema nacional pelos próprios pares, e incluem cerca de duas dezenas de categorias.

A Academia Portuguesa de Cinema foi fundada em 2011 e é presidida pelo produtor Paulo Trancoso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório