Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Nomeação de Mia Couto para Man Booker Prize é "acontecimento histórico"

A nomeação do escritor moçambicano Mia Couto para os dez finalistas do Man Booker Prize Fiction "é um acontecimento cultural e histórico" para Moçambique, considerou o Presidente da República, Filipe Nyusi, numa carta dirigida ao autor.

Nomeação de Mia Couto para Man Booker Prize é "acontecimento histórico"
Notícias ao Minuto

13:45 - 01/04/15 por Lusa

Cultura Presidentes

"A presente nomeação é mais um reconhecimento internacional às tuas qualidades de grande escritor de dimensão mundial", declarou o chefe de Estado na carta hoje divulgada, elogiando "a sabedoria, humildade e talento" de Mia Couto, que "enche de orgulho os moçambicanos".

Dirigindo-se ao compatriota Mia Couto e alternando entre o tratamento intimista e formal, o Presidente da República diz que a obra do escritor ajuda "a compreender e a captar a dimensão local, nacional e internacional da realidade política, social e cultural dos povos" e também a dar "vida, cor e notoriedade aos aspetos, muitas vezes despercebidos, da vida social, cultural e política moçambicana".

Filipe Nyusi lembrou que Mia Couto conquistou em 2013 o Prémio Camões, tornando-se "um dos maiores escritores da língua portuguesa" e um "exemplo para colocar Moçambique no patamar mundial da literatura".

"Caro Mia, continue a servir de fonte de inspiração e de referência para as novas gerações de escritores nacionais e estrangeiros", termina a carta do chefe de Estado.

O escritor moçambicano é um dos dez finalistas do Man Booker Prize, anunciou a 24 de março a organização, que atribui um prémio de 81.500 euros.

César Aira (Argentina), Hoda Barakat (Líbano), Maryse Condé (Guadalupe), Amitav Ghosh (Índia), Fanny Howe (Estados Unidos da América), Ibrahim al-Koni (Líbia), Lázló Krasznahorkai (Hungria), Alain Mabanckou (República do Congo) e Marlene van Niekerk (África do Sul) são os restantes finalistas candidatos ao prémio.

Nenhum dos escritores selecionados foi finalista de qualquer edição anterior do prémio e a proporção de escritores traduzidos em inglês é a maior de sempre, cifrando-se em 80%, refere a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório