Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

'Memórias de outras infâncias' vai deixar a Biblioteca São Lázaro

A coleção de literatura infantil 'Memórias de outras infâncias', a mais completa do país, deverá ser transferida este ano da Biblioteca de São Lázaro, em Lisboa, para outro equipamento cultural, disse à Lusa a responsável da autarquia Susana Silvestre.

'Memórias de outras infâncias' vai deixar a Biblioteca São Lázaro
Notícias ao Minuto

07:35 - 01/04/15 por Lusa

Cultura Coleção

De acordo com a chefe de divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa, a intenção é que aquela coleção patrimonial volte a ter gestão direta da autarquia, uma vez que atualmente está sob a alçada da Biblioteca Municipal de São Lázaro, gerida pela Junta de Freguesia de Arroios.

"Exaltamos imenso esta coleção que é única em Portugal pela forma como está reunida. Perspetivamos um crescimento da coleção e precisa de um espaço. Não sabemos ainda para qual vai, porque é um processo demorado e estamos a cumprir à risca o programa estratégico Biblioteca XXI", afirmou Susana Silvestre.

Ainda assim, a responsável aponta ainda para este ano a hipótese de transferência da coleção, que reside nas estantes da mais antiga biblioteca municipal de Lisboa, fundada em 1883, restaurada e reaberta em 2005.

"No protocolo de cedência feito entre a autarquia e a Junta de Freguesia ficou definido que, a breve trecho, esta coleção sairia daqui para um equipamento municipal", afirmou à Lusa o bibliotecário Rui Faustino, da Biblioteca de São Lázaro.

Com coordenação científica da investigadora Glória Bastos, a coleção de literatura infantil "Memórias de outras infâncias" reúne cerca de 8.000 volumes de obras publicadas em Portugal, entre 1900 e 1979, tendo por isso um caráter único no país, vocacionada sobretudo para investigadores, universitários e estudiosos.

"A coleção é muito procurada e queremos fazer parcerias com universidades e institutos que se debrucem sobre estas matérias", referiu a responsável.

Aquela coleção reúne livros doados à autarquia e que estavam dispersos pelas várias bibliotecas municipais, que fazem parte da rede. Inclui importantes coleções infantis, como a "Biblioteca dos pequeninos", dos anos 1920 e 1930, a coleção "Manecas", dos anos 1930 e 1950, e "Contos de Encantar", dos anos 1940.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório