Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Realizadores portugueses em retrospetiva em Harvard

O Harvard Film Archive, cinemateca da Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos, dedica esta semana uma retrospetiva ao cinema dos realizadores portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, revelou a Cooperativa Curta-Metragens.

Realizadores portugueses em retrospetiva em Harvard
Notícias ao Minuto

18:35 - 31/03/15 por Lusa

Cultura Cinema

Sob o título "A caminho de Macau", o ciclo tem início na sexta-feira, com a presença dos dois realizadores, que colaboram há vários anos, e inclui a série de filmes asiáticos assinados por ambos: as curtas-metragens "Iec Long" (2014), "Mahjong" (2013), "Alvorada vermelha" (2011), "China China" (2007) e a longa-metragem "A última vez que vi Macau" (2012).

Além destes, o Harvard Film Archive exibirá ainda, até ao dia 06 de abril, "O que arde cura" (2012), primeiro filme de João Rui Guerra da Mata, "Manhã de santo António" (2012), "O corpo de Afonso" (2013) e "Allegoria della Prudenza" (2013), todos de João Pedro Rodrigues.

Conhecedor do cinema português contemporâneo, o diretor do Harvard Film Archive, Haden Guest, escreve, na nota de apresentação deste ciclo, que os dois realizadores portugueses "criaram uma série de filmes impressionantes e polimórficos que vão para além da definição tradicional do documentário e da narrativa".

A mais recente colaboração dos dois realizadores, a curta "Iec Long", sobre uma antiga fábrica de panchões (significa fogo de artifício em macaense), tem andado a percorrer vários festivais.

A 10 de abril abrirá a mostra Art of Real, organizada pela New York's Film Society, no Lincoln Center, Nova Iorque.

De acordo com a cooperativa cultural, João Pedro Rodrigues é atualmente bolseiro do Radcliffe Institute, da Universidade de Harvard, a propósito do próximo filme, "O Ornitólogo".

A Cinemateca de Harvard tem feito, nos últimos, uma programação atenta ao cinema português, tendo já exibido ciclos dedicados, por exemplo, a Pedro Costa, João César Monteiro e Manoel de Oliveira.

Em 2014, organizou em Lisboa um ciclo que pôs em diálogo o cinema português com a cinematografia estrangeira, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Na altura, Haden Guest referiu-se ao cinema português como "um baú de tesouros", que os norte-americanos estão ainda a descobrir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório