Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Teatro São Luiz acolhe nova música tradicional portuguesa

Ciclo Exploratório de Música Tradicional, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Teatro São Luiz acolhe nova música tradicional portuguesa
Notícias ao Minuto

15:57 - 29/03/15 por Lusa

Cultura Eventos

Durante dois dias, na terça e na quarta-feira, o Jardim de Inverno daquele teatro estará ocupado com artistas portugueses que se deram a conhecer já no novo milénio, mas que repescam referências do passado, da tradição portuguesa, misturando - em alguns casos - instrumentos populares e batidas eletrónicas.

O ciclo abrirá com os Tanira, grupo folk rock lisboeta formado em 2008, que editará em maio um novo álbum, sucessor de "Arcos Voltaicos", de 2013, que apresentaram sobretudo em Portugal.

Na terça-feira atuará também o músico Luís Peixoto, que se dedica a um trabalho a solo, em torno do cavaquinho e da guitarra, depois de os Dazkarieh terem terminado.

Naquele dia, o ciclo termina com os Charanga, grupo que em 2012 editou o álbum de estreia "Borda tu!", um registo que equilibra melodias, vocalizações e instrumentos ligados à música tradicional com sintetizadores e batidas eletrónicas.

O disco de estreia inclui ainda uma versão de um tema dos alemães Kraftwerk, "The model (Modelito)".

Essa apropriação da tradição pela contemporaneidade valeu-lhes em 2014 o Prémio Megafone, criado em homenagem a João Aguardela.

Na quarta-feira, o ciclo completa-se com as atuações dos Pé na Terra, grupo do Porto que está a celebrar dez anos de carreira com o álbum "Sarilho", terceiro da discografia, e com os argarvios Orblua.

Este é o mais recente dos grupos que integram o programa. Formado em 2011, em Faro, o trio canta e toca as tradições algarvias através de 20 instrumentos, registados no álbum de estreia "Retratos Cinéticos".

O disco contou com a colaboração de Janita Salomé e dos Gaiteiros de Lisboa.

O Ciclo Exploratório de Música Tradicional termina com uma atuação de António Pires, DJ, jornalista conhecedor destas práticas musicais e autor dos livros "As Lendas do Quarteto 1111", "Contexto -- 15 Anos, 15 Histórias que Fazem a História da d'Orfeu", "Raízes e Antenas -- Mistérios e Maravilhas da World Music" e "Portugal -- As Grandes Canções de Sempre".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório