Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Nova criação de Sofia Dias e Vítor Roriz tem antestreia sábado

A nova criação de Sofia Dias & Vitor Roriz, 'Satélites - Uma breve desorientação do olhar', tem antestreia no sábado à noite no Centro Cultural do Cartaxo, estreando a 10 e 11 de abril na Culturgest, em Lisboa.

Nova criação de Sofia Dias e Vítor Roriz tem antestreia sábado
Notícias ao Minuto

15:08 - 27/03/15 por Lusa

Cultura Cartaxo

O espetáculo, com interpretação de Sofia Dias, Vítor Roriz, Clément Garcia e Raúl Maia, dá continuidade às pesquisas desenvolvidas em criações e colaborações desde 2006, com "a cenografia enquanto elemento móvel, a voz e o canto como aquilo que 'extravasa' dos corpos", realça a associação Materiais Diversos.

"A repetição, a transformação e a simultaneidade são as ferramentas que Sofia & Vítor têm vindo a utilizar na procura de materiais que se destacam pela sua precisão, obsessão e desvio das lógicas de composição e interpretação", adianta a associação cultural.

O espetáculo surge depois de residências em Poznan, Lisboa, Dublin, Atenas, Montemor-o-Novo, Barcelona e Porto, com estágios ainda no Centro Cultural de Belém, n'O Espaço do Tempo e no Centro Cultural do Cartaxo.

"Nesta nova criação, vamos começar com uma ideia coreográfica relacionada com o conceito de órbita, enquanto percurso ou trajetória de um corpo em relação a outro. Interessam-nos as noções de interdependência e de equilíbrio de forças opostas, associadas a esse conceito, o que nos sugere enquanto imagem para a relação entre os corpos dos performers e até como reflexo do processo de colaboração", afirmam os coreógrafos.

O tema para o projeto, 'Satélites', é, sublinham, "uma imagem para o que é periférico, para o movimento da e na periferia. Um movimento em relação a um centro que nunca se nomeia e cujo lugar não se determina. Porém não interessa mais o centro que a periferia, mas a possibilidade de se influenciarem reciprocamente".

"Pensámos, então, no movimento da periferia como uma narrativa sobre o centro. Um centro de contornos imprecisos, uma nebulosa a partir da qual a narrativa vai adivinhando e distorcendo formas. Um vaivém, entre o que olha e o que é olhado. Talvez uma breve desorientação do olhar", afirmam Sofia Dias e Vítor Roriz.

O espetáculo tem já sessões agendadas para o Teatro Virgínia, em Torres Novas, a 18 de abril, em Antuérpia, a 22 e 23 de abri, no Cineteatro Louletano, em Loulé, 29 de abril, e no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a 30 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório