Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Jacinto Rego de Almeida lança novo livro no Brasil

Brasília, 25 mar - O escritor português Jacinto Rego de Almeida lança, quinta-feira, em Brasília, o seu novo livro, "Paquita", numa sessão no auditório do Centro Cultural Português, na Embaixada de Portugal no Brasil.

Jacinto Rego de Almeida lança novo livro no Brasil
Notícias ao Minuto

16:03 - 25/03/15 por Lusa

Cultura Escritores

Rego de Almeida, que escreve romances, crónicas, contos e literatura de viagem, tem três livros publicados no Brasil e sete em Portugal, entre eles "O afiador de facas", "Crime de Estado", "Um olhar sobre o Brasil" e "A verdadeira história do bandido Maximiliano".

Em "Paquita", constrói a trajetória de Pedro Lamego, professor universitário de Sociologia, que escuta do vizinho, vendedor de automóveis, histórias ligadas ao meio marginal de Lisboa e arredores.

Todas essas histórias, entre assaltos a caixas multibanco, assassínios e tráfico de drogas, são protagonizadas por uma prostituta conhecida por Paquita, nome que a personagem de Pedro Lamego associa à coreografia do 'ballet' clássico do século XIX, composto por Ludwig Minkus. Lamego decide então investigar as informações do vizinho.

O escritor nasceu em 1942 em Alcanhões, em Santarém. Entre 1968 e 2004 viveu no estrangeiro - primeiro, como exilado e, após a queda da ditadura a 25 de Abril de 1974, como conselheiro económico da Embaixada de Portugal no Brasil.

Atualmente, Jacinto Rego de Almeida é colaborador permanente do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório