Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dias da Música em Belém de 24 a 26 de abril sob as luzes do cinema

O Dias da Música em Belém, que decorrem de 24 a 26 de abril, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, são dedicados à música no cinema, foi hoje divulgado.

Dias da Música em Belém de 24 a 26 de abril sob as luzes do cinema
Notícias ao Minuto

20:34 - 23/03/15 por Nuno Lopes

Cultura CCB

"Luzes, Câmara... Música!" é o mote da edição deste ano, que apresenta um "leque variado de ofertas musicais, da música erudita ao jazz, do fado à música latino-americana e até aos grandes temas que, tendo sido apresentados no Cinema, se tornaram em verdadeiros fenómenos de popularidade", afirma o CCB em comunicado.

A edição deste ano tem um concerto pré-inaugural pelo Alis Ubbo Ensemble, no dia 23, no Cinema S. Jorge, seguindo-se a exibição do filme "Around the world in 50 concerts" (2014), de Heddy Honigmann, no âmbito do Festival IndieLisboa.

Durante os três dias, além dos concertos, a programação inclui oficinas, conferências e a exibição de filmes.

Na sexta-feira, dia 24, realizam-se os "Mini-Dias da Música" com concertos de escolas para escolas, uma iniciativa que, no ano passado, juntou cerca de 600 alunos de música.

Este ano, a OJ.com, a Orquestra de Jovens de alunos dos conservatórios, dirigida por Ernst Schelle, interpreta, no grande auditório, o "Poema sinfónico para flauta e orquestra", de Peter Benoit, e "Scheherazade", de Rimsky-Korsakov, sendo solista Beatriz da Silva Baião.

Ainda no dia 24, às 21:30 realiza-se o concerto inaugural pela Orquestra Sinfónica Metropolitana, sob a direção de Pedro Amaral, que interpretará peças de Richard Strauss e Sergei Rachmaninov, sendo solista a pianista Anna Fedorova.

O CCB salienta ainda a importância da música na sétima arte, e cita o realizador Alfred Hitchcock, que trabalhou estreitamente com o compositor Bernard Herrmann, segundo o qual, no cinema, "a música, a música é o segredo".

"Os próprios irmãos Lumière [inventores do cinema] estavam conscientes disso quando fizeram acompanhar as suas primeiras projeções por uma pequena orquestra, tal como viria a acontecer ao longo das primeiras décadas de exibição", realça o CCB, que refere ainda que o primeiro filme sonoro foi "O Cantor de Jazz" (1927).

Em Portugal, o primeiro filme sonoro foi inspirado na vida da fadista Maria Severa, protagonizado por Dina Tereza, e que se estreou em 1931.

O cartaz dos Dias da Música inclui, entre outros, a Big Band Júnior, o pianista Mário Laginha, a Camerata Atlântica, o violinista Bruno Monteiro, acompanhado pelo pianista João Paulo Santos, o Ensemble Darcos, os acordeonistas Gonçalo Pescada e Paulo Jorge Ferreira, o Grupo Vocal Olisipo, a meio-soprano Vivica Genaux e o painista Pedro Burmester.

Dos diferentes programas fazem parte composições de Bach, Ligeti, Handel, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Schubert, Rossini, Liszt, Chopin, Wagner, Brahms, Tchaikovsky, Mahler, Richard Strauss ou Samuel Barber, todas elas associadas a sequências do cinema.

Afirma o CCB, que o cinema fez "uma apropriação cada vez maior das obras intemporais da história da música, dando-lhes toda uma dimensão cénica, a ponto de muitas vezes sermos levados a esquecer o sentido original da obra".

Os bilhetes para os Dias da Música em Belém estão à venda a partir de quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório