Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Luís Peças e organista João Santos atuam em França

O contratenor português Luís Peças, acompanhado pelo organista João Santos apresenta-se em recital no sábado na Igreja de Saint-Nazaire, em Noizay, no centro de França, foi hoje anunciado.

Luís Peças e organista João Santos atuam em França
Notícias ao Minuto

14:33 - 20/03/15 por Lusa

Cultura Noizay

Além do contratenor de Alcobaça, neste recital, em que são interpretadas essencialmente, peças de compositores dos séculos XVII e XVIII, participa também o contratenor brasileiro João Paulo Ferreira.

Do programa, entre outros compositores, fazem parte os portugueses Frei Jacinto do Sacramento, 'Sonata em Ré menor', Carlos Seixas, 'Sonata em Fá Maior' e 'Tocata em lá menor', e António Correa Braga, 'Batalha do 6.º Tom'.

Os cantores líricos interpretam também canções do Cancioneiro de Elvas (século XVI), Canções Populares Espanholas, recolhidas por Federico García Lorca, e ainda peças de Vicente Martin y Soler, Antonio Caldara, Henry Purcell e Georg Friederich Haendel.

O contratenor e o organista portugueses têm atuado regularmente em França, no ano passado, realizaram, entre outros, um recital na Igreja de Santa Ana e, em 2013, atuaram na Catedral de S. Luís dos 'Invalides', ambas em Paris.

João Paulo Ferreira estreou-se em outubro do ano passado em Portugal, ao lado de Luís Peças, acompanhados pela pianista britânica Claire Tester, num recital no santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

O contratenor brasileiro canta desde a infância, tendo iniciado a carreira profissional no Grupo Multiétnico e Musical Gaiamalgama, na sua cidade natal Ganharuns, no Estado de Pernambuco. Em 2009 fez parte do coro da Orquestra Sinfónica do Estado de Sergipe, no Brasil. Em 2013 iniciou a carreira internacional, integrando o grupo Nido Delas Artes International Opera Tour, numa digressão pelo México, Panamá e Costa Rica.

O contratenor Luís Peças iniciou os estudos musicais em 1985, como oboísta da Orquestra de Alcobaça, e no ano seguinte matriculou-se Conservatório Nacional de Lisboa e entrou para a Orquestra da Força Aérea.

Paralelamente, desenvolveu carreira como cantor lírico, tendo participado em vários espetáculos, entre eles, o musical 'Maldita Cocaína'. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou com Liliane Bizinech, e realizou 'masterclasses' com Max Van Egmond, Jill Feldman e Rodney Gibson.

Além de França o cantor lírico tem atuado em Espanha, Suíça, Itália, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.

João Santos é licenciado em Música Sacra, pela da Universidade Católica, onde obteve a classificação máxima em órgão. Distinguido com vários galardões nacionais e internacionais, tem-se apresentado em vários concertos a solo, tendo interpretado as Integrais de Dieterich Buxtehude, em Aveiro, em 2007 e de Olivier Messiaen, em Lisboa, em 2008.

Santos é organista titular da Sé de Leiria e do Santuário de N. S. de Fátima. Em maio próximo o organista atua na Igreja de 'Notre Dame', em Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório