Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

'Capitão Falcão', sátira ao Estado Novo, estreia-se a 23 de abril

O filme português 'Capitão Falcão', de João Leitão e protagonizado por Gonçalo Waddington, no papel de um super-herói fascista, estreia-se a 23 de abril em cerca de 50 salas, disse à Lusa o realizador.

'Capitão Falcão', sátira ao Estado Novo, estreia-se a 23 de abril
Notícias ao Minuto

19:30 - 19/03/15 por Lusa

Cultura Cinema

Sendo uma paródia ao Estado Novo, envolvendo fascistas, comunistas e revolucionários, a produção sempre quis apontar a estreia para perto do aniversário da revolução de abril de 1974, explicou João Leitão. Acontecerá este ano com distribuição da NOS Lusomundo Audiovisuais.

A rodagem de 'Capitão Falcão' terminou em 2013, mas a pós-produção estendeu-se por mais um ano, por causa dos efeitos especiais e da banda sonora, composta por Pedro Marques e gravada pela Orquestra Sinfónica de Praga.

"Foi um bocado demente, mas foi uma grande aposta nossa, na música e na pós-produção", disse João Leitão.

'Capitão Falcão' conta com Gonçalo Waddington no papel de 'Capitão Falcão' e David Chan no de 'Puto Perdiz', uma espécie de "Batman e Robin, mas fascistas", disse João Leitão à Lusa num dos últimos dias de rodagem, em novembro de 2013.

É um filme de aventura e ação passado nos anos 1960 em Portugal, em que o super-herói tem como missão, a mando de Oliveira Salazar, defender os valores do Estado Novo e combater os vilões - os que lutam pela liberdade e pela democracia -, como os comunistas e os capitães de abril.

O elenco inclui também José Pinto, no papel de Salazar, Rui Mendes, Luís Vicente, Miguel Guilherme, Carla Maciel, Bruno Nogueira, Nuno Lopes, Ricardo Carriço e um grupo de duplos que interpretaram as cenas coregrafadas de pancadaria, quedas e explosões, supervisionadas pelo ator David Chan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório