Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

É português o fotógrafo do ano nos Estados Unidos

O português Peter Pereira recebe este sábado, nos Estados Unidos, o prémio Fotógrafo do Ano de Nova Inglaterra, região que inclui seis Estados norte-americanos, da National Press Photographers Association, organização que representa todos os fotojornalistas do país.

É português o fotógrafo do ano nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

12:15 - 13/03/15 por Lusa

Cultura Peter Pereira

"O fotojornalismo nasce da ideia de chegar às pessoas numa linguagem que todos podem entender, criar histórias visuais que chamam a atenção de uma forma que não pode ser ignorada. Quando recebes um prémio, isso dá-te uma oportunidade para mostrar às massas histórias em que tens interesse", explicou Peter à agência Lusa.

O prémio, que o fotógrafo de 46 anos já recebeu seis vezes no passado, distingue o trabalho do último ano, em que fotografou sistemas de educação alternativa, funerais de soldados norte-americanos mortos em combate e jovens lutadores de boxe.

"Este prémio é importante porque, primeiro, é dado por uma organização que representa todos os fotojornalistas nos Estados Unidos e, segundo, porque tem em conta todo o trabalho feito durante um ano, mostrando que foste consistente", explicou Peter Pereira à agência Lusa.

O fotógrafo, que está associado a The Standard Times, de Massachusetts, já teve o seu trabalho publicado em meios como o The New York Times, o Los Angeles Times ou o Washington Post.

Peter fixou-se nos Estados Unidos com a família, quando tinha nove anos mas nasceu na Figueira da Foz e foi ainda em Portugal que começou a interessar-se por fotografia.

"Era um menino e lembro-me de uns primos que estavam imigrados nos Estados Unidos nos visitarem. Levámo-los a visitar o castelo de Montemor-o-Velho e carreguei a câmara do meu primo. Penso que foi nesse momento que me apaixonei pela ideia de tirar uma foto e ela durar parar sempre", diz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório