Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Exposição do espólio de Arruda Furtado inaugura hoje

Uma centena de peças do espólio do naturalista português Francisco Arruda Furtado, conhecido por ter sido um dos poucos portugueses a corresponder-se com o cientista britânico Charles Darwin, é inaugurada hoje, às 18:00, em Lisboa.

Exposição do espólio de Arruda Furtado inaugura hoje
Notícias ao Minuto

06:35 - 06/03/15 por Lusa

Cultura Lisboa

A conceção da exposição é do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC), em parceria com o Museu Carlos Machado e o Teatro Nacional de São Carlos, com mecenato da Fundação Millennium BCP.

"Francisco Arruda Furtado (1854-1887), discípulo de Darwin" é o título da nova exposição, que evoca o naturalista açoriano que se destacou, ainda jovem, no estudo dos moluscos e da antropologia.

A abordagem de Francisco Arruda seguia as teorias evolucionistas, em particular do cientista britânico Charles Darwin, com quem se correspondeu durante dois anos, trocando ideias, informações, pedindo conselhos e livros.

A exposição irá mostrar mais de uma centena de peças, entre manuscritos, desenhos, livros, exemplares de história natural, instrumentos científicos e vestuário, que espelham uma muito pequena parte dos mais de 3.000 manuscritos e desenhos originais de Arruda Furtado.

São comissários da exposição os historiadores David Felismino e Ana Carneiro, e a arquivista Alda Namora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório