Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Núcleo Arqueológico classificado monumento nacional

O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, em Lisboa, foi classificado como monumento nacional, pelo Conselho de Ministros, foi hoje anunciado.

Núcleo Arqueológico classificado monumento nacional
Notícias ao Minuto

17:56 - 05/03/15 por Lusa

Cultura Lisboa

O núcleo traça uma evolução da ocupação urbana do século V, antes de Cristo, até ao século XVIII, incluindo "a reconstrução pombalina, da qual se destaca a estacaria onde assentam os alicerces dos edifícios", afirma o comunicado do Governo.

O Núcleo Arqueológico da rua dos Correeiros localiza-se na atual freguesia de Santa Maria Maior, na baixa pombalina, e "ocupa o subsolo dos edifícios situados na rua dos Correeiros, 9 a 29, e na rua Augusta, 76 a 79", especifica o comunicado.

Segundo a mesma fonte, remonta "a sua primeira ocupação aos séculos V - IV a. C., no contexto da expansão da cidade e da criação de um bairro portuário ligado ao desenvolvimento do comércio com povos originários do Mediterrâneo oriental".

"A mesma área foi depois utilizada pelos colonizadores romanos, a partir do final do século I e, mais tarde, a partir do século X, regista-se o período da dominação islâmica", lê-se no documento oficial.

"Os vestígios posteriores são de matriz medieval [e] do período mais recente estão claramente presentes os níveis de ruína e os vestígios do grande incêndio subsequente ao sismo de 1755, bem como a reconstrução pombalina [liderada pelo 1.º marquês de Pombal. ministro do rei D. José]", afirma o Governo.

O sítio agora classificado situa-se sob um edifício do Millennium bcp e está à guarda da respetiva Fundação, podendo ser visitado com marcação prévia.

Segundo a Fundação Milennium bcp, já visitaram este núcleo, que conta 2.500 anos de história lisboeta, 110.000 pessoas.

Os vestígios arqueológicos foram encontrados entre 1991 e 1995, no decorrer das obras de remodelação então efetuadas, tendo a perfuração do pavimento posto a descoberto estruturas arqueológicas e artefactos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório