Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Festa do Cinema Italiano recorda Sergio Leone e Felini

Filmes premiados em Cannes e em Veneza, uma retrospetiva dedicada a Sergio Leone e a série televisiva "Gomorra" são alguns dos destaques da Festa do Cinema Italiano, que começa no dia 25, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Festa do Cinema Italiano recorda Sergio Leone e Felini
Notícias ao Minuto

22:13 - 04/03/15 por Lusa

Cultura Eventos

Esta mostra, dedicada ao cinema contemporâneo italiano, cumpre a oitava edição e a programação, hoje apresentada, abrirá com "As maravilhas", que a realizadora Alice Rohrwacher e a protagonista, a irmã, Alba Rohrwacher, apresentarão em antestreia em Lisboa. O filme conquistou em 2014 o grande prémio do júri em Cannes.

Alba Rohrwacher é também a protagonista de "Hungry Hearts", drama de Saverio Constanzo sobre a parentalidade em tempos modernos e que será exibido na secção "Panorama". Alba Rohrwacher, o realizador e o ator Adam Driver foram premiados no festival de Veneza.

Da programação, o diretor da Festa do Cinema Italiano, Stefano Savio, sublinhou a existência de filmes em antestreia nacional - e há ainda duas antestreias internacionais - elogiando a relação com as distribuidoras portuguesas, que asseguram a exibição comercial de várias obras.

A Festa exibirá também, e com garantia de estreia comercial, "Que estranho chamar-se Federico", documentário de Ettore Scola sobre uma das maiores figuras do cinema italiano, Federico Fellini, que morreu há vinte anos.

"O filme de Scola é uma investigação pessoal sobre a identidade fugidia do grande génio, sobre tudo aquilo que foi a sua permanência no mundo, sem certezas nem nostalgias", afirma a organização.

O encerramento da Festa do Cinema Italiano em Lisboa acontecerá a 02 de abril, com a comédia "O rapaz invisível", de Gabriele Salvatores, sobre um adolescente que descobre que o fato que comprou tem o poder de o tornar invisível.

Stefano Savio destaca ainda uma retrospetiva dedicada a Sergio Leone, figura de proa do "western spaghetti", em parceria com a Cinemateca Portuguesa, e que inclui uma versão em cópia restaurada de "Era uma vez na América" e de "O bom, o mau e o vilão".

A Festa do Cinema Italiano abre uma janela para a produção televisiva e exibirá na íntegra "Gomorra", a série de Stefano Sollima, Francesca Comencini e Claudio Cupellini, baseada na obra homónima de Roberto Saviano.

O programa inclui ainda o recente filme "Terra da fraternidade", documentário luso-italiano de Lorenzo d'Amico De Carvalho, sobre Portugal, a crise económica e a participação cívica dos portugueses nas manifestações ocorridas nos últimos quatro anos.

A organização destaca igualmente a exibição, pela primeira vez em Portugal, da nova cópia restaurada digitalmente de "Cinema Paraíso", premiado filme de Giuseppe Tornatore.

A secção competitiva contará com "Almas negras", de Francesco Munzi, "As belas coisas", de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno, "Incompreendida", de Asia Argento, "Com a graça de Deus", de Edoardo Winspeare, "Mais escuro que a meia-noite", de Sebastiano Riso, e "Short skin", de Duccio Chiarini.

O júri integra Ana Sousa Dias, Lidia Ramogida e Francesco di Pace.

Pela primeira vez, a mostra terá programação infantil, intitulada "Piccolini", focada em algumas figuras conhecidas, nomeadamente Pinóquio, Topo Gigio e Calimero.

Depois de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano segue para o Porto (de 09 a 12 de abril), Coimbra, Loulé e Funchal. Está previsto ainda que chegue a Angola, Moçambique e Brasil.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório