Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Noite de gala em Washington para receber mostra de arte ibérica

A Iberian Suite, a mostra de arte ibérica patente em Washington até 24 de março, foi inaugurada esta terça-feira com numa noite de gala que encheu o maior centro cultural dos Estados Unidos.

Noite de gala em Washington para receber mostra de arte ibérica
Notícias ao Minuto

12:12 - 04/03/15 por Lusa

Cultura Estados Unidos

Num espetáculo que misturou a dança do grupo brasileiro ‘Corpo’, com a música da mexicana Eugenia León e as palavras de poetas como Jorge Amado, Pablo Neruda e Sophia de Mello Breyner, a noite terminou com uma interpretação de ‘The impossible dream’ a três línguas: o espanhol da Eugenia León, o inglês da soprano Harolyn Blackwell e o português de Carminho.

Os convidados, os homens de 'smoking' e as senhoras de vestido comprido, começaram a chegar ao Kennedy Center ao final da tarde percorrendo uma instalação dos arquitetos Souto Moura e Siza Vieira intitulada ‘Jangada de Pedra’ e inspirada na obra de José Saramago.

Assim que entraram no Hall of States, encontraram dois magníficos vestidos dos estilistas Storytailors inspirados na azulejaria e porcelana portuguesa.

Depois, os convidados seguiam para o segundo hall, onde se encontravam três instalações de artistas portugueses: um elétrico feito de cortiça, autoria de Nuno Vasa, uma instalação sobre liberdade autoria de Alexandre Farto - Vhils e uma obra sobre azulejaria de Manuela Pimentel.

O embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, e o secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier, representaram Portugal. Espanha foi representada pelo rei Juan Carlos.

O secretário de Estado da Cultura considerou a mostra a "maior representação de arte contemporânea portuguesa" alguma vez feita nos Estados Unidos.

Depois do espetáculo, em que se ouviu ainda a música de Javier Perianes, Amit Peled e se assistiu ao movimento dos bailarinos Ángel Corella e Carmen Corella, os convidados terminaram a noite com um jantar de gala acompanhado por vinhos portugueses.

Durante o jantar, foi projetado nas paredes um projeto de 'video mapping' autoria do 'VJ' Pedro Zaz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório