Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Festival Internacional Fantasporto arranca quarta-feira

A 35ª edição do Festival Internacional de Cinema - Fantasporto 2015 entra, nesta quarta-feira, na reta final, com a exibição, no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, dos filmes em competição para a "Secção Oficial Prémio de Cinema Português".

Festival Internacional Fantasporto arranca quarta-feira
Notícias ao Minuto

20:00 - 03/03/15 por Lusa

Cultura Cinema

A longa-metragem "A Porta 1", de João Marco, será a primeira a ser exibida, tratando-se de uma película do estúdio Fury'n'Dust filmada a preto e branco, que, segundo a organização do evento, resulta de um projeto totalmente auto-financiado.

Quanto às competições "Cinema Fantástico" e "Semana dos Realizadores", prosseguem, esta quarta-feira, com três filmes 'indy': o drama "Pink Zone", de Benjamin Walter (Estados Unidos), a comédia fantástica "Norway", de Yannnis Veslemmes (Grécia) e "Handy", de Vincenzo Cosentino (Itália), em antestreia europeia.

No mesmo dia, serão ainda exibidos dois filmes britânicos ("Let Us Prey", de Brian O'Malley e "Blood Moon", de Jeremy Wooding, este último uma antestreia mundial), bem como "Memories on Stone", uma coprodução germano-iraquiana que retrata "os problemas que dois cineastas curdos criados na Alemanha, defrontam no Iraque, onde pretendem filmar um documentário sobre o genocídio do povo curdo no tempo de Saddam Hussein".

Na quinta-feira, além dos europeus "Keeping Rosy", do britânico Steve Reeves, e "Horsehead", do francês Romain Basset, haverá lugar a quatro antestreias europeias: "Hunger Z/Hunger of the Dead", do japonês Naoto Tsukiashi, "The Janitor", do filipino Michael Tuviera, "Omega 3", do cubano Eduardo del Llano e o costa-riquenho "Into The Void", de Marlon Villar.

A organização do festival anunciou ainda que o realizador canadiano Jeffery Lando e as atrizes Courtney Paige Theroux e Lisa Ovies integram a delegação da equipa do filme "Suspension", que estará presente sexta-feira à noite no palco do Rivoli, para fazer a apresentação da sua obra, em antestreia mundial.

O 35º Fantasporto, que abriu oficialmente na sexta-feira com o filme sul-coreano "Haemoo", prolonga-se até ao dia 08, apresentando no Rivoli Teatro Municipal 173 filmes de 32 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório