Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Espaço Musicultural para garantir futuro das tradições filarmónicas

O Espaço Musicultural de Campo, concelho de Valongo, estrutura resultante de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), é inaugurado hoje com o objetivo de fazer "perdurar no tempo o espírito" das bandas tradicionais.

Espaço Musicultural para garantir futuro das tradições filarmónicas
Notícias ao Minuto

11:50 - 01/03/15 por Lusa

Cultura Valongo

"Um sonho tornado realidade", é como os responsáveis da Banda Musical de S. Martinho de Campo, entidade fundada em 1929 que encabeçou o projeto, descrevem a ideia que na prática passa por "garantir o futuro" das tradições filarmónicas.

"Queremos fazer uma escola de música. Queremos apostar na formação de jovens e crianças. Queremos que não se perca o espírito de comunidade destas bandas, destas coletividades, destas tradições", descreveu à Lusa, a presidente da Banda Musical de S. Martinho de Campo, Ana Raquel Martins.

O Espaço Musicultural de Campo que hoje é inaugurado na antiga escola do Outeiro conta com salas de aulas de ensino individual, uma sala de conjunto e uma sala de ensaio, entre outros espaços que servirão para, além das atividades regulares ligadas aos ensaios e à música, para receber turmas que queiram aprender instrumentos de sopro, exatamente aqueles que mais estão identificados com as filarmónicas mais tradicionais, bem como realizar palestras e workshops.

O projeto desta banda de música - que junta várias faixas etárias, tendo o membro mais novo oito anos e o mais velho 65 -, foi candidatado a fundos do PRODER através da Associação para o Desenvolvimento Rural Integral das Terras de Santa Maria (Adritem), contando com o apoio, como sublinhou a direção, da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, bem como da câmara de Valongo.

"A nova escola foi, por isso, pensada com o objetivo primordial de formar, educar e sensibilizar todos e todas para a música e, consequentemente, para a cultura em geral", lê-se num breve resumo sobre o projeto que numa próxima fase poderá passar pela construção de um auditório.

Ana Raquel Martins acrescentou que a ideia de que as bandas de música tradicionais têm de apostar na formação de jovens para conseguirem subsistir no tempo já é pensada pelo grupo de S. Martinho de Campo há algum tempo, uma vez que neste se integra uma Orquestra Juvenil com cerca de três dezenas de crianças, abrangendo interessados de todo o concelho de Valongo, bem como de concelhos vizinhos.

Contando já com estes "pequenos aprendizes" a Banda Musical de S. Martinho de Campo conta com 80 pessoas que promovem concertos e atuam em festividades, celebrações religiosas e romarias.

O projeto do Espaço Musicultural de Campo está orçamentado em cerca de 110 mil euros, contando com um financiamento de 60% do PRODER. As instalações são cedidas pela autarquia de Valongo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório