Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Christian Marclay exibe 'The Clock' no Museu Berardo

A obra 'The Clock', do artista visual e compositor Christian Marclay, premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2011, vai estar em exibição no Museu Berardo, em Lisboa, a partir de 05 de março.

Christian Marclay exibe 'The Clock' no Museu Berardo
Notícias ao Minuto

20:01 - 27/02/15 por Lusa

Cultura Artistas

De acordo com o Museu Berardo, a obra - que reúne milhares de excertos de filmes sobre a passagem do tempo - tem a duração de 24 horas, e será apresentada em sessões contínuas, com início a 5 de março, às 22:00 e o fim às 22:00 do dia seguinte.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Museu Berardo indicou que, devido à longa duração da obra, o museu ficará aberto durante toda a exibição da sessão de 24 horas e das de 33 horas.

Estão previstas, com entrada gratuita, sessões contínuas de 33 horas nos dias 7, 28 de março e 18 de abril, entre as 10:00 e as 19:00 do dia seguinte.

Haverá algumas regras para o público, nomeadamente a proibição de consumir alimentos e bebidas no museu, e o uso de câmaras de qualquer tipo ou de telemóveis para captar imagens.

O Museu Berardo avisa ainda que poderá existir um tempo de espera porque se prevê a formação de filas: os visitantes podem entrar e permanecer quanto tempo desejarem na sala, mas se saírem por momentos só poderão regressar entrando novamente na fila.

Como a obra 'The Clock' inclui breves períodos de nudez e linguagem que poderão ferir suscetibilidades, os visitantes acompanhados de crianças só poderão entrar à sua própria responsabilidade.

Em 'The Clock', obra criada em 2010 pelo artista Christian Marclay, que hoje conta 60 anos, reuniu milhares de excertos de filmes que mostram a passagem do tempo, com imagens de relógios de parede e de pulso, cronómetros, despertadores barulhentos e relógios de cuco.

A obra - que chama a atenção para o tempo como um protagonista multifacetado da narrativa cinematográfica - foi criada retirando momentos dos respetivos contextos originais, montando-os numa edição de 24 horas, que se desenrola em tempo real.

"Dado estar sincronizado com a hora local do espaço expositivo, este trabalho funde o tempo cinemático com o tempo real, revelando cada minuto que passa como um repositório de possibilidades narrativas alternadamente de suspense, trágicas ou românticas", descreve o museu num texto sobre o trabalho.

O artista norte-americano de origem suíça Christian Marclay expõe em museus do mundo inteiro há mais de três décadas, tendo a última retrospetiva, de 2003, com apresentação no Hammer Museum em Los Angeles, nos Estados Unidos, viajado depois para França, Suíça e Grã-Bretanha.

Marclay foi pioneiro no 'turntablism' - manipulação de sons e criação de músicas usando um fonógrafo (gira-discos/turntable) e um misturador (DJ mixe) - gravando música e atuando desde 1979, com grande impacto na nova cena musical.

A nível internacional, Christian Marclay atuou a solo e em colaboração com músicos como John Zorn, Zeena Parkins, Butch Morris, Christian Wolff, Shelley Hirsch, Günter Müller, Kronos Quartet e Sonic Youth, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório