Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Diocese do Porto inaugura exposição sobre o Douro

A exposição coletiva ?Viagens com Alma no Douro? vai ser inaugurada hoje no Palácio das Artes da Fundação da Juventude, no Porto, uma mostra promovida pela diocese do Porto de seis projetos sobre o património da região.

Diocese do Porto inaugura exposição sobre o Douro
Notícias ao Minuto

06:45 - 27/02/15 por Lusa

Cultura Iniciativa

De acordo com o comunicado sobre o projeto, a exposição vai apresentar, entre hoje e o dia 15 de março, os seis projetos vencedores (três de fotografia e três de vídeo) de um concurso que recebeu cerca de 40 candidaturas, caracterizados por um "perfil documental e com foco na seleção de elementos patrimoniais que se situam no território de intervenção do projeto", de Baião a Santa Maria da Feira.

Em declarações à agência Lusa, o padre Manuel José Amorim, da diocese do Porto, disse que esta exposição deriva do projeto de inventariação patrimonial que está a decorrer há anos, para o qual "o aspeto imaterial também conta", tendo, por isso, sido lançado "este pequeno projeto de divulgação vídeo e fotografia, não propriamente as fotografias dos bens materiais, mas uma certa interpretação".

As propostas vencedoras são da responsabilidade de, na fotografia, Catarina Gonçalves e Limamil (‘Cianotipia em pano-cru’), de Paulo Cunha Martins (‘Do Lugar, para a Matéria, Sobre a Memória’), de Sérgio Rolando e Marlene Pinto (‘Oragos Privados’), e, no vídeo, de André Vieira e Priscilla Fontoura (‘Para quem tocam os sinos?’), de Leonel Meneses e Sara Pereira (‘Talha Douro’), e de Mariana Marques (‘Santos do Douro’).

"Veremos, nesta exposição, registos fiéis, bem como releituras e efabulações, enquadráveis numa abordagem documental. O desafio global que resulta dos trabalhos expostos e desenvolvidos nos últimos meses em várias freguesias da região duriense que faz parte da diocese do Porto foi o de interferir, contribuir, complementar e aprofundar o conhecimento sobre o território abrangido pelo projeto, acrescentando diversidade de visão e de expressão ao seu património religioso", acrescenta o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório