Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Poeta Nuno Júdice premiado em Marrocos

O escritor Nuno Júdice foi distinguido com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos, anunciou hoje a editora D. Quixote.

Poeta Nuno Júdice premiado em Marrocos
Notícias ao Minuto

13:30 - 12/02/15 por Lusa

Cultura Editora

O poeta receberá o prémio no sábado, no âmbito do Salão do Livro de Casablanca, em Marrocos.

A "Maison de la Poésie au Maroc" foi criada nos anos 1990 em torno da poesia em árabe, francês ou inglês, e já distinguiu autores como Antonio Gamoneda, Tahar Ben Jelloun, Mahmoud Darwich e Yves Bonnefoy.

Nuno Júdice, que publicará no final deste ano um novo livro de poesia, foi distinguido em 2014, no México, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Victor Sandoval. Em 2013 recebeu o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, com o livro "Navegação de acaso".

Esta obra está também entre os finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa, cujo vencedor será anunciado este mês no encontro Correntes d'Escritas.

Nuno Júdice, de 65 anos, começou a publicar poesia em 1972 -- "A noção do poema e o pavão sonoro" --, e tem escrito também obras de ensaio, teatro e ficção. Além do universo hispânico, está traduzido em Itália, Reino Unido e França.

Formado em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa, é professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989.

Entre 1997 e 2004, foi conselheiro cultural e director do Instituto Camões em Paris. Até 1999, dirigiu a revista Tabacaria, da Casa Fernando Pessoa. Em 2009, assumiu a direcção da revista Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.

O escritor já foi galardoado com vários prémios literários, nomeadamente o Prémio Pen Clube, em 1985, o Dom Dinis, em 1990, o da Associação Portuguesa de Escritores, em 1995, e o Prémio Fernando Namora, em 2004.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório