Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Fotografia de vinte artistas exibida em Lisboa

Uma seleção de fotografias de vinte artistas contemporâneos portugueses e estrangeiros, de Julião Sarmento e Helena Almeida a Nan Golding e Martin Parr, vai estar em exposição, a partir de quinta-feira, em Lisboa.

Fotografia de vinte artistas exibida em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:23 - 07/02/15 por Lusa

Cultura Exposição

Trata-se de uma seleção de obras da Coleção de Fotografia do Novo Banco, que irá estar em exposição até setembro, no espaço cultural daquela entidade financeira, no Marquês de Pombal.

Intitulada "Eu (título em construção)", a exposição, que é inaugurada na quinta-feira, às 19:00, apresenta ainda obras de Marina Abramovic, Vasco Araújo, Jennifer Allora & Guillermo Calzadilla, Rineke Dijkstra, Mona Hatoum, Barbara Kruger, Sherrie Levine, João Penalva, Irving Penn, Richard Prince, Martha Rosler, Cindy Sherman, Andres Serrano e Wolfgang Tillmans.

Com curadoria de Hugo Dinis, esta exposição tem como tema "a multiplicidade do rosto humano como forma de indagar as possibilidades de vivência e de experiências que advêm da relação direta entre os diferentes 'eus'", segundo uma nota da organização.

"O profícuo conflito e a plena oposição entre as criatividades individuais questionam e emanam na construção de uma identidade coletiva mais complexa e diversificada, que promete um outro mundo", explica Hugo Dinis num texto sobre a mostra.

A exposição insere-se na ideia do uso da fotografia como construtora das identidades individuais e coletivas através do retrato, com especial foco no rosto.

As obras presentes vão desde o autorretrato às fotos de anónimos, passando pelo retrato de família e de figuras públicas, formando "um conjunto diferenciado" em que "se distingue a interação conflituosa entre os indivíduos representados".

A coleção de fotografia do Novo Banco reúne cerca de um milhar de obras de 280 artistas de 38 nacionalidades, entre os quais alguns dos maiores nomes da fotografia contemporânea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório