Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Arturo Tamayo dirige 'A Lenda de Santa Isabel'

O maestro Arturo Tamayo dirige, no domingo, em Lisboa, a oratória "A Lenda de Santa Isabel", de Franz Liszt, no Centro Cultural de Belém (CCB), anunciou o Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC).

Arturo Tamayo dirige 'A Lenda de Santa Isabel'
Notícias ao Minuto

13:40 - 06/02/15 por Lusa

Cultura Maestro

A oratória é apresentada no grande auditório do CCB, às 17:00, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, pelos coros do TNSC e Juvenil de Lisboa, e tem, como solistas, os cantores líricos Carole Sidney Louis, Patrícia Quinta, Richard Rittelmann, Nuno Pereira, Diogo Oliveira e as crianças Madalena Pombo e Duarte Guerra.

Em comunicado, o TNSC refere-se a esta peça, composta em 1857, com libreto de Otto Roquette, como uma "obra reveladora de um Franz Liszt em pleno e 'inventor de sons'".

A oratória conta a lenda de Isabel, rainha da Hungria, que viveu entre 1207 e 1231, que se notabilizou pela prática da caridade cristã e ajuda aos pobres, à qual se atribui o milagre de ter transformado um saco de pão para alimentar os pobres, em rosas. Milagre idêntico ao que é atribuído à sua sobrinha-neta Isabel de Aragão (1271-1336), rainha de Portugal por casamento com D. Dinis.

Inspirado na vida da santa padroeira da Ordem Terceira Secular, "Liszt aplicou à oratória a lógica orgânica de uma sinfonia, numa ampla estrutura em duas partes, unificada por motivos geradores", explica o TNSC, acrescentando que, com duas outras oratórias, "Christus" (1867) e "Via Crucis" (1879), "A Lenda de Santa Isabel" forma "um tríptico sacro marcante para a história do género".

O maestro espanhol Arturo Tamayo, de 68 anos, tem dirigido em vários festivais internacionais como o Donaueschinger Musiktage, o de Salzburgo, de Lucerna, o Maggio Musicale Fiorentino, em Florença, o de Outono em Varsóvia, o Berliner Musikbiennale, Wien Modern e os Concertos Promenade, em Londres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório