Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Direção de Cultura do Norte recupera a Igreja de Santa Clara

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou hoje o lançamento da empreitada de recuperação da Igreja de Santa Clara, um imóvel classificado como monumento nacional, localizado na zona da Sé, no Porto.

Direção de Cultura do Norte recupera a Igreja de Santa Clara
Notícias ao Minuto

19:10 - 05/02/15 por Lusa

Cultura Porto

A consignação da empreitada entre a DRCN e a empresa que executará os trabalhos será assinada no próximo dia 12, numa cerimónia que servirá também para assinar o Protocolo de Mecenato com a Fundação Millennium BCP, refere a DRCN, em comunicado, sem explicitar o montante a investir.

No âmbito do Protocolo de Mecenato a estabelecer entre as partes, a Fundação Millennium BCP constituir-se-á como mecenas exclusivo da intervenção, suportando o financiamento parcial da obra, correspondente à contrapartida nacional da candidatura apresentada ao programa Operacional ON2.

A obra integra-se na candidatura "Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval", projeto da DRCN financiado pelo Programa Operacional ON2 (Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial), cujos objetivos são a valorização do património cultural classificado imóvel e arqueológico, bem como potenciar o património como fator de dinamização, animação e desenvolvimento local.

Considerado um dos melhores exemplares das denominadas igrejas forradas a ouro do barroco joanino, a Igreja de Santa Clara conserva a sua estrutura arquitetónica gótica, que remonta ao século XV.

Em comunicado, a DRCN esclarece que a intervenção de conservação e restauro que agora irá decorrer será precedida de um conjunto de trabalhos de natureza infraestrutural, com caráter de urgência face ao estado de degradação do imóvel e face à forte colonização biológica (térmita ou formiga branca).

A empreitada engloba trabalhos de construção civil (cobertura, paramentos e vãos, drenagem perimetral) e desinfestação e criação de barreiras antitérmita.

A Igreja de Santa Clara é um imóvel classificado como Monumento Nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, propriedade do Estado português, entregue à Igreja Católica para a prossecução do culto religioso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório