Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Katsuhiro Otomo vence grande prémio de BD de Angoulême

O autor japonês de banda desenhada Katsuhiro Otomo, criador da série 'Akira', venceu o Grande Prémio do Festival de BD de Angoulême, que decorre em França, revelou a organização.

Katsuhiro Otomo vence grande prémio de BD de Angoulême
Notícias ao Minuto

17:54 - 30/01/15 por Lusa

Cultura Japão

Katsuhiro Otomo, 60 anos, é o primeiro autor asiático e o primeiro autor de manga (designação para BD japonesa) a receber este prémio de carreira de Angoulême, o mais importante dedicado à banda desenhada e que cumpre a 42ª. edição. Para este prémio estavam também nomeados o argumentista britânico Alain Moore e o autor belga Hermann.

Otomo é considerado uma das referências da manga e a série 'Akira', editada entre 1982 e 1989 e que também está publicada em Portugal, é uma das mais célebres do autor e que popularizou a banda desenhada japonesa no Ocidente.

Antes de 'Akira', Katsuhiro Otomo publicou 'Jyu-sei', adaptação de um romance de Prosper Mérimée, 'Fireball', no qual desponta o interesse do autor pela ficção científica, e o premiado 'Domu'.

'Akira', já adaptado para cinema, é uma série composta por seis volumes, cuja ação se passa num futuro próximo em NeoTokyo, uma cidade construída numa ilha artificial depois de uma terceira guerra mundial e que vive subjugada pelo crime, pela violência e pela corrupção.

O autor também tem o nome ligado ao cinema de animação, tendo escrito e realizado, por exemplo, 'Akira' e 'Steamboy'.

Katshuiro Otomo mostrou-se surpreendido por receber este prémio de Angoulême, por já não desenhar com regularidade, mas desdobrou-se em agradecimentos pelo reconhecimento. Em 2015, Otomo presidirá ao júri do festival e terá a obra em destaque numa exposição retrospetiva.

O festival de Angoulême atribuiu ainda um Prémio Especial ao jornal francês Charlie Hebdo, em memória das vítimas do ataque terrorista de 7 de janeiro, em Paris.

O vencedor do novo prémio criado pelo festival, intitulado 'Charlie Hebdo', em defesa da liberdade de expressão, será anunciado no domingo, no encerramento do festival.

Em 2014, Angoulême atribuiu o Grande Prémio ao autor norte-americano Bill Watterson, criador da série 'Calvin & Hobbes'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório