Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Serralves recebe exposição sobre Oskar Hansen

O Museu de Serralves recebe, a partir de hoje e até 03 de maio, a exposição "Oskar Hansen: Forma aberta", sobre o arquiteto polaco que era um "idealista, mas dogmático", como disse hoje uma das curadoras da mostra.

Serralves recebe exposição sobre Oskar Hansen
Notícias ao Minuto

12:04 - 30/01/15 por Lusa

Cultura Arquitetura

Em declarações à Lusa, a curadora Aleksandra Kedziorek explicou que Hansen, nascido em 1922, em Helsínquia, falecido em 2005, em Varsóvia, "era uma pessoa muito idealista, que não aceitava compromissos".

Hansen foi o pioneiro da ideia da "forma aberta", ou seja, a "apresentação dos processos de desenho às pessoas", que se traduzia numa "estratégia para contrariar os cânones que ainda dominavam a arquitetura, nomeadamente o seu caráter rígido, tautológico e fortemente autoral", de acordo com Serralves.

A exposição reúne, pela primeira vez, trabalhos de Hansen e chega a Serralves depois da estreia no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, esperando a organização apresentá-la mais tarde na Polónia, de onde deverá seguir para os Estados Unidos.

A exposição contém várias ferramentas criadas por Oskar Hansen para os seus alunos na Academia de Belas Artes de Varsóvia, que os visitantes vão poder manipular.

Serão também exibidos vários filmes sobre o artista e arquiteto e apresentadas imagens do seu trabalho.

Hansen, que se opunha à existência de cidades "concêntricas", chegou a pensar o conceito da "forma aberta" para toda a Polónia, algo que nunca saiu do papel, mas que vai ter um modelo em Serralves: a ideia seria que as cidades fossem criadas em linha, e que todos tivessem igual acesso aos recursos naturais, ao sol e ao espaço.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório