Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Trilogia de Miguel Gomes nos cinemas a partir de outubro

A trilogia de filmes 'As mil e uma noites', do realizador Miguel Gomes, inspirada nos contos populares árabes e que remete para a crise económica portuguesa, estreia-se nos cinemas a partir de outubro, revelou hoje a produtora.

Trilogia de Miguel Gomes nos cinemas a partir de outubro
Notícias ao Minuto

16:04 - 29/01/15 por Lusa

Cultura 'As mil e uma noites'

O projeto cinematográfico, com um total de seis horas, está em fase de pós-produção, sendo composto por três filmes, tal como Miguel Gomes anunciou no início deste mês à revista francesa Cahiers du Cinema: São eles ‘O Inquieto’, ‘O Desolado’ e ‘O Encantado’.

“Em cada volume do filme, as histórias, lugares e personagens dos quais Xerazade nos irá falar, ganharam forma ficcional a partir de factos ocorridos em Portugal, durante os meses de agosto de 2013 a julho de 2014, período em que o País viveu refém de um programa de austeridade e em que a generalidade dos portugueses empobreceu”, explica a produtora O Som e a Fúria.

Em agosto de 2013, quando arrancou o projeto, Miguel Gomes explicou, em conferência de imprensa, que o filme pretendia fazer ‘uma crónica de Portugal’ - num momento de austeridade e com a presença da troika -, recorrendo a Xerazade e ao “espírito delirantemente ficcional de 'As Mil e Uma Noites'”.

As histórias que atravessam esta trilogia partem de recolhas feitas na sociedade portuguesa pelos jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias. O argumento é de Miguel Gomes, Mariana Ricardo e Telmo Churro.

Em entrevista à publicação francesa, conduzida pelo investigador português António Preto, Miguel Gomes explica que tinha outro projeto em mãos, a rodar no México, quando decidiu fazer ‘As mil e uma noites’.

Abandonou o outro projeto e decidiu avançar com este e ficar em Portugal, porque queria registar o que se passava no país e queria capitalizar o sucesso internacional com o filme anterior, o premiado ‘Tabu’, referiu na entrevista.

Rodado em película, ‘As mil e uma noites’ é uma coprodução entre Portugal, França e Alemanha, com um orçamento de 2,7 milhões de euros.

A atriz Crista Alfaiate interpreta o papel de Xerazade e, do elenco, que inclui atores profissionais e amadores, fazem parte, entre outros, Adriano Luz, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Margarida Carpinteiro e Cristina Carvalhal.

Miguel Gomes concretiza ‘As mil e uma noites’ três anos depois de ter sido distinguido no Festival de Cinema de Berlim com os prémios da Inovação e da Crítica, pelo filme ‘Tabu’.

Depois disso estreou, no Festival de Veneza, em 2013, a curta-metragem ‘Redemption’, inspirada em personagens da atualidade - os políticos Pedro Passos Coelho, Angela Merkel, Nicolas Sarkozy e Sílvio Berlusconi.

Nascido em Lisboa, em 1972, Miguel Gomes é autor de várias curtas-metragens e das longas-metragens ‘A cara que mereces’ (2004) e ‘Aquele querido mês de agosto’ (2008).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório