Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Fotojornalistas portugueses finalistas de concurso internacional

Os fotojornalistas portugueses José Sarmento Matos e Mário Cruz estão entre 60 finalistas de um concurso internacional de fotojornalismo, patrocinado pela agência Magnum Photo, que dará direito a uma exposição no Reino Unido.

Fotojornalistas portugueses finalistas de concurso internacional
Notícias ao Minuto

15:47 - 28/01/15 por Lusa

Cultura Ideia

Segundo a rede internacional Ideas Tap, parceira desta iniciativa, o concurso internacional "30 Under 30" destina-se a jovens fotojornalistas de todo o mundo, com menos de 30 anos, que tenham documentado temas da sociedade. Os 30 melhores farão parte de uma exposição e terão o portefólio em destaque numa exposição em março em Birmingham.

Mário Cruz, 27 anos, fotojornalista da agência Lusa, candidatou-se com um trabalho sobre a crise em Portugal, retratando a realidade de quem vive em locais abandonados de Lisboa. José Sarmento Matos, 27 anos, "freelance", concorreu com uma reportagem sobre pessoas que tentam ultrapassar traumas relacionados com violência.

Os dois jornalistas portugueses foram selecionados entre mais de 600 candidatos de todo o mundo, por um júri que integrou a fotojornalista Gemma Padley, o editor Josh Lustig, do Financial Times, assim como os fotógrafos Chris Steele-Perkins e Moises Saman, da Magnum Photo.

A escolha dos 30 vencedores será revelada a 09 de fevereiro e o trabalho de cada um estará exposto de 21 a 24 de março, no "The Photography Show", em Birmingham, para profissionais do fotojornalismo, fotografia e da cultura.

José Sarmento Matos, que se reparte atualmente entre Lisboa e Londres, já teve trabalho publicado nos jornais The Guardian, The Sunday Times, Público e Financial Times, que o distinguiu recentemente por causa de um trabalho em Londres.

Mário Cruz venceu em 2014 o prémio de fotojornalismo da Estação Imagem, com o trabalho "Cegueira recente". A reportagem "Roof", candidata a "30 Under 30", esteve em destaque no final do ano passado no diário norte-americano The New York Times.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório