Segundo revelou hoje o município de Alandroal, no distrito de Évora, a candidatura surge com o propósito de integração das "saias" e do cante ao despique na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
De acordo com a autarquia, a candidatura pretende "manter viva a tradição e, em conjunto com vários grupos alentejanos, dar nova vida à cultura regional e ao cante".
O projeto teve início em 2014, com a organização do primeiro encontro de "Saias Alentejanas", em Alandroal, ao qual se associaram os municípios de Redondo, Vila Viçosa, Borba, Campo Maior e Elvas, passando a candidatura a ser "um objetivo conjunto" destas autarquias.
"Atualmente, as autarquias estão a proceder à recolha e compilação de informações e dados que sirvam de suporte à candidatura e que permitam que esta seja entregue no decorrer deste ano", refere o município de Alandroal.
O grupo de municípios "a lutar por este objetivo", adianta a Câmara de Alandroal, "não está encerrado", existindo a vontade de alargar o convite a outras autarquias portuguesas, como Arronches, Monforte e Estremoz, espanholas, belgas e francesas.