Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Penela Presépio recebeu 40 mil visitantes

Cerca de 40 mil pessoas visitaram o evento Penela Presépio, que terminou na terça-feira, naquela que terá sido uma das melhores edições de sempre, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Luís Matias.

Penela Presépio recebeu 40 mil visitantes
Notícias ao Minuto

12:40 - 07/01/15 por Lusa

Cultura Câmara Municipal

O evento, que decorreu entre 07 de dezembro e terça-feira, no interior do castelo medieval de Penela, distrito de Coimbra, apresentou nesta edição um presépio animado com recurso às novas tecnologias, com o objetivo de criar novos atrativos para os visitantes.

"Através do inquérito de satisfação constatámos que o 'feedback' dos visitantes foi muito positivo. As pessoas gostaram do novo figurino e da forma como explicámos a conceção das imagens", salientou o autarca.

As figuras do presépio que eram animadas através de um complexo processo mecânico foram nesta edição substituídas por imagens desenhadas a três dimensões e impressas em plástico biodegradável, movidas por mecanismos de controlo eletrónico.

Segundo Luís Matias, o próximo evento do Penela Presépio vai continuar a introduzir mais inovação como forma de "reciclar os visitantes", muitos deles habituais em todas as edições.

O desafio do próximo presépio, acrescentou, passa por "ver o que se pode modificar para o tornar ainda mais atrativo e interessante".

A inovação introduzida foi "uma aposta ganha", nas palavras do autarca, que sublinhou o facto de o certame ter sido realizado com recurso apenas a pessoas do concelho, de várias áreas do conhecimento.

"Envolver a comunidade municipal num evento que já é uma marca do concelho e da agenda nacional foi um grande ganho, pois podemos recorrer ao seu conhecimento e criatividade", frisou Luís Matias.

O presépio ocupou uma área de 514 metros quadrados, com mais de 100 figuras, 40 das quais animadas, que recriaram os quadros representativos da época do nascimento de Jesus Cristo, complementado com oficinas de fantasia, que permitiram às crianças aprender fazendo, animação e teatro de rua, mercadinho e comboio de Natal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório