Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Cavalgada junta mais de 200 figurantes e muitos caramelos

Mais de 200 figurantes, carruagens reais e 10 carros alegóricos percorrem na segunda-feira Valença e Tui (Galiza, Espanha) na "única" cavalgata de reis internacional, que reserva 1,2 toneladas de caramelos para os mais pequenos.

Cavalgada junta mais de 200 figurantes e muitos caramelos
Notícias ao Minuto

17:40 - 31/12/14 por Lusa

Cultura Tradições

Segundo uma nota da Câmara de Valença, a iniciativa conta também com bandas de música e grupos de janeiras.

O desfile tem partida marcada do quartel dos bombeiros de Valença pelas 16:00, cruzando toda a cidade com destino à outra margem do rio Minho, através da ponte metálica.

Trata-se do sexto ano em que a iniciativa tem caráter internacional, com Melchior, Gaspar e Baltasar a percorrer os quatro quilómetros que ligam a avenida José Maria Gonçalves, em Valença, e o Paseo da Corredoira, em Tui, numa cavalgata organizada no âmbito da eurocidade constituída por Valença e Tui no final de 2011.

O desfile será escoltado pelas forças policiais portuguesas e espanholas e integrará ainda, como é de tradição os bombeiros voluntários de Valença, uma ambulância e elementos da Proteção Civil de Tui.

No final, já do lado galego, é no Cantón de Diómedes que termina a festa, onde está instalado o Portal de Belém, com a leitura de uma mensagem da época, enquanto Melchior, Gaspar e Baltasar farão a oferta de ouro, incenso e mirra ao menino Jesus.

Em Espanha, a troca de presentes da época natalícia acontece no Dia de Reis (06 de janeiro), pelo que a iniciativa, do lado galego, assume redobrada importância, sobretudo para os mais novos.

Por isso mesmo, durante todo o percurso, os reis magos vão oferecer mais de 1,2 toneladas de "caramelos sem glúten" às crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório