Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Maria Leal da Costa premiada pela Sociedade de Belas-Artes

A escultora Maria Leal da Costa foi distinguida com o Prémio do Salão Anual da Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA) pela obra "Correntes de Água", indicou hoje à agência Lusa fonte da entidade.

Maria Leal da Costa premiada pela Sociedade de Belas-Artes
Notícias ao Minuto

14:00 - 30/12/14 por Lusa

Cultura Escultora

O galardão é atribuído anualmente há duas décadas pela SNBA, cujo conselho técnico distingue uma "obra relevante" exposta pelos artistas associados desta entidade, cujas origens remontam a 1860.

Na exposição do Salão Anual da SNBA 2014 estão patentes, até 23 de janeiro do próximo ano, obras de pintura, desenho, colagem, gravura, fotografia, escultura, objeto, cerâmica, tapeçaria e instalação de 173 artistas.

"Correntes de Água", a peça premiada, foi criada por Maria Leal da Costa em mármore e aço oxidado em 2013.

A exposição do Salão Anual é de tema livre, mas, de acordo com o regulamento, só podem ser apresentadas obras inéditas ou nunca antes expostas.

Nascida em Lisboa, em 1964, Maria Leal da Costa frequentou o curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e expõe os seus trabalhos desde 1994, possuindo atualmente atelier na Quinta do Barrieiro, em Marvão, onde vive e trabalha desde 1999.

A sua obra encontra-se representada em Portugal e no estrangeiro, em coleções públicas e privadas, nomeadamente no Museu da Cidade de Lisboa e na Fundação Calouste Gulbenkian também na capital.

No estrangeiro tem obras em coleções municipais de Punta Umbría, em Espanha, de Macau, na China, de São Francisco, nos Estados Unidos, de Vilnius na Lituânia.

Em 2011 mostrou trinta obras, sete delas inéditas, numa exposição intitulada "O Contorno Elementar" no Convento de São Paulo, no Redondo, no âmbito da programação cultural promovida pelo Espaço Arcana, a convite da Fundação Henrique Leote.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório