Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Concerto do guitarrista Bombino adiado para sexta-feira

O concerto que o guitarrista nigerino Bombino tinha marcado para hoje no B'leza, em Lisboa, foi adiado para sexta-feira, por questões de logística, revelou a promotora.

Concerto do guitarrista Bombino adiado para sexta-feira
Notícias ao Minuto

16:50 - 18/12/14 por Lusa

Cultura Lisboa

"O músico ficou retido em Niamey (Níger), devido a 'overbooking' [excesso de reservas de avião], e não conseguirá chegar a Lisboa a tempo de concretizar o concerto. Os músicos que acompanham Bombino já estão em Lisboa", afirma a promotora.

Os bilhetes do concerto de hoje são válidos para o de sexta-feira, mas há também a possibilidade de devolução do dinheiro.

Bombino, que atuará no sábado também na Casa da Música, Porto, regressa a Portugal para mostrar o álbum "Nomad", editado em 2013 e gravado em Nashville, nos Estados Unidos, com produção de Dan Auerbach, dos The Black Keys.

Nascido na tribo nómada Ifoghas, Omara Moctar é descrito como o "Hendrix do deserto", que cresceu num ambiente matriarcal da comunidade tuaregue, num espírito de rebelião contra o colonialismo, e que foi forçada ao exílio, para países como Líbia e Argélia.

Adotando o nome Bombino, aprendeu a tocar guitarra, fez parte de bandas locais e aperfeiçoou a técnica, nas horas em que acompanhava animais no pasto, descreve a promotora.

A exposição internacional de Bombino deu-se mais tarde, sobretudo depois de ter participado num documentário?de Ron Wyman, sobre a música e rebelião tuaregue, e com a edição do primeiro álbum, "Agadez" (2011), antecessor de "Nomad".

Bombino já esteve antes em Portugal, nomeadamente nos festivais Paredes de Coura e Músicas do Mundo de Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório