Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

'The Dude' já é património cultural nos Estados Unidos

A comédia de culto dos irmãos Coen ‘Big Lebowski’, um filme que conta com Jeff Bridges no papel do famoso ‘The Dude’, vai passar a integrar a lista de filmes da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, conta a Rolling Stone.

'The Dude' já é património cultural nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

22:00 - 17/12/14 por Notícias Ao Minuto

Cultura Big Lebowski

Todos os anos, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos junta novos filmes ao seu reportório. Este ano, há 25 novos filmes que, pelo seu valor “cultural, histórico e estético” vão integrar esta lista de prestígio. A comédia de culto ‘Big Lebowski’, dos irmãos Coen, é uma delas, conta a Rolling Stone.

Esta comédia negra lançada originalmente em 1998 conta com Jeff Bridges no papel de ‘The Dude’, um tipo azarado, que vê a sua vida em risco depois de ser confundido com um milionário. Para se safar, este Dude conta com a ajuda dos seus companheiros de bólingue.

O filme é uma espécie de ‘sleeper hit’, um termo aplicado a filmes que, ainda que não tenham tido um sucesso estrondoso por altura da estreia, se tornam com o tempo autênticos filmes de culto. É o caso deste ‘Big Lebowski’, agora obra que integra, oficialmente, o património cinematográfico norte-americano e que anualmente até tem direito a um festival muito próprio.

‘Ferris Bueller's Day Off’, de John Hughes, ‘House of Wax’, um clássico de terror dos anos 50, ‘O Resgate do Soldado Ryan’, de Steven Spielberg, e ‘Rio Bravo’, um western protagonizado por John Wayne, são outros dos filmes que este ano tiveram direito ao mesmo reconhecimento.

Pode consultar a lista completa de filmes da Biblioteca do Congresso aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório