Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Músicos animam Baixa de Coimbra durante o Natal

Aos parapeitos das janelas, músicos realizam concertos na Baixa de Coimbra, até sexta-feira, de forma a "reavivar" aquela zona da cidade durante o Natal, numa iniciativa promovida pela Câmara de Coimbra e pela Agência para a Promoção da Baixa.

Músicos animam Baixa de Coimbra durante o Natal
Notícias ao Minuto

15:23 - 15/12/14 por Lusa

Cultura Iniciativa

Na sexta-feira, o grupo Tabacaria tocou à beira das janelas de um prédio do largo da Freiria, na Baixa de Coimbra, criando um pequeno público de 20 pessoas, que ficaram a assistir ao concerto, ao final do dia, acrescido de transeuntes que abrandavam os passos para ouvir a música.

A iniciativa, intitulada "Casas Musicais", pretende atrair as pessoas até à Baixa da cidade durante o Natal, com concertos em casas de pessoas, sendo o palco os parapeitos e varandas dos prédios.

Já decorreram espetáculos na quarta e na sexta-feira, havendo ainda concertos de Coimbra Gospel Choir na rua da Sofia, na quarta-feira, e novamente dos Tabacaria, na rua Adelino Veiga, na sexta.

"É uma iniciativa fora do comum. É pena é ser tão tarde", comentou Sérgio Ferreira, proprietário há 20 anos de um café no largo da Freiria, apontando para o pouco movimento nas ruas, "a partir das 19:00".

Para Sérgio Ferreira, a Baixa "é uma zona que se tem perdido um pouco", com algumas lojas a fecharem nos últimos cinco anos, sendo necessárias iniciativas como as "Casas Musicais" "para se dar vida" àquela zona de Coimbra.

Luís Quintans, proprietário de uma loja de antiguidades e do apartamento onde decorreu o concerto dos Tabacaria, sublinhou a importância deste tipo de atividades "para a dinamização da baixa".

O comerciante aproveitou também a iniciativa "para fazer o gostinho ao dedo" e acabou também ele a tocar no parapeito da janela.

"A dinamização da Baixa só pode passar pela cultura", defendeu, referindo ser necessário "dar-se a volta" para se acabarem com "as ruas fantasmagóricas" do centro da cidade, "onde tudo desaparece" a partir do final do dia.

Rui Sousa, dos Tabacaria, realçou que os concertos permitem "dar uma nova vitalidade ao património histórico" e devolver à Baixa a sua identidade "como local de encontro".

A Câmara de Coimbra e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) dinamizam também concertos aos domingos, na estação de comboios de Coimbra, animações em algumas montras das lojas da Baixa, bem como sessões de cinema à segunda-feira em diferentes espaços desta zona da cidade, entre outras iniciativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório