Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Exposição 'Drawing' de Helena Almeida e Artur Soares

Uma exposição com fotografias da artista Helena Almeida, captadas por Artur Rosa, é inaugurada no dia 04 de dezembro, às 21:30, na Galeria Filomena Soares, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Exposição 'Drawing' de Helena Almeida e Artur Soares
Notícias ao Minuto

18:40 - 28/11/14 por Lusa

Cultura Lisboa

Intitulada ‘Drawing’, a exposição ficará patente até 07 de março de 2015.

A maior exposição individual da artista, com mais de cinco décadas de carreira, feita na última década, esteve patente entre setembro de 2013 e janeiro de 2014 no BES Arte & Finança, em Lisboa, sob o título ‘Andar, abraçar’, com obras inéditas e algumas nunca apresentadas em Portugal.

Helena Almeida, nascida em Lisboa há 78 anos, é uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional, representada em diversas coleções estrangeiras, e a sua prática artística abrange a fotografia, o vídeo e o desenho, evoluindo a partir de uma interrogação permanente da linguagem da pintura.

Uma das principais características do trabalho de Helena Almeida reside no facto de a artista aparecer sempre nas imagens, vestida de preto, por vezes com objetos ou móveis que fazem parte do seu estúdio.

Helena Almeida representou Portugal na Bienal de Veneza em 1982 e em 2005, e recebeu os prémios PhotoEspaña, em 2003, e BESphoto, em 2005. Com um extenso currículo, o seu trabalho encontra-se representado em coleções como The Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque, Tate Modern, em Londres, no Museu Nacional de Arte Reina Sofia, em Madrid, e na BES Arte -- Coleção Banco Espírito Santo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório