Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Museu de Arte Antiga inaugura hoje nova exposição

Uma exposição com cem obras da coleção do italiano Franco Maria Ricci, conhecido como "líder do gosto", com pintura e escultura do século XVI ao século XX, é hoje inaugurada no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Museu de Arte Antiga inaugura hoje nova exposição
Notícias ao Minuto

10:09 - 28/11/14 por Lusa

Cultura Lisboa

Esta nova exposição temporária, feita em parceria com a produtora UAU, é inaugurada às 18:30, abre ao público no sábado e ficará patente até 12 de abril de 2015.

É a primeira vez que a coleção Franco Maria Ricci (FMR) sai de Itália, após a realização de uma exposição em Colorno, na região de Parma, em 2004.

Intitulada ‘FMR. A Coleção Franco Maria Ricci’, esta mostra temporária apresenta uma seleção das obras de arte que o designer, editor e bibliófilo, de 77 anos, nascido em Parma, foi colecionando desde os anos 1980.

A coleção privada, composta por cerca de 400 peças, ficará disponível ao público em 2015, num museu construído dentro do maior labirinto do mundo, na propriedade de Ricci junto a Parma, em Itália.

No MNAA vão estar obras de pintura e escultura criadas entre o século XVI e o século XX, de artistas como Filippo Mazzola, Jacopo Ligozzi, Philippe de Champaigne, Bernini, Canova ou Thorvaldsen, entre outros.

A mostra é comissaria por José de Monterroso Teixeira e ocupa toda a Galeria de Exposições Temporárias do Museu e ainda, excecionalmente, segundo a instituição, a biblioteca, onde se encontram reunidas algumas das edições da casa editora FMR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório