Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal vai ser reconhecido pelo Cante Alentejano

A diretora do Museu da Música afirmou que "Portugal, além do fado, vai passar a ser conhecido pelo cante alentejano", que hoje foi proclamado, em Paris, Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Portugal vai ser reconhecido pelo Cante Alentejano
Notícias ao Minuto

22:20 - 27/11/14 por Lusa

Cultura Museu

"Portugal, além do fado, vai passar a ser conhecido por uma prática tão importante como é o cante alentejano", disse à Lusa a diretora do Museu da Música, Graça Mendes Pinto.

Mendes Pinto afirmou que esta distinção pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) "vai incentivar as recolhas de campo".

"O cante alentejano é a expressão da vida do Alentejo, que retrata a alma do povo alentejano", disse Graça Mendes Pinto, que realçou como esta prática imigrou do Alentejo para outras zonas geográficas, acompanhando a deambulação de naturais desta região para outras.

"Esta classificação é um alento para esta arte", disse, salientando, a título de exemplo, o facto de uma escola do Ensino Básico, de Vila Nova de S. Bento, no concelho de Serpa, lecionar o cante como uma valência pedagógica.

A responsável assinalou que o Museu - atualmente instalado na estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa -, "possui, nas suas coleções, discos de cante e bibliografia sobre esta prática".

Com a decisão desta manhã da UNESCO, o cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos, que incorpora melodia e poesia, passa a estar inscrito na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório